pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EBRO engrossa lista de fabricantes chineses em Portugal

Marca catalã ressuscitou com o capital da Chery Automobile, mantendo a produção em Barcelona. Depois de Espanha, chega agora a Portugal através do Grupo MCoutinho.

EBRO chega a Portugal com capital da Chery Automobile e produção em Barcelona
EBRO chega a Portugal com capital da Chery Automobile e produção em Barcelona D.R.
Negócios 17:20

Portugal já conta com três mãos cheias de fabricantes de automóveis chinesas, mas a ofensiva não pára de aumentar. A mais recente estreia no mercado nacional é a EBRO, uma marca catalã ressuscitada pela Chery Automobile no final de 2024, que atravessa agora a fronteira pelas mãos do Grupo MCoutinho, mas não com elétricos. Todos os modelos vão ser híbridos ou a gasolina.

A “EBRO vai entrar no mercado português através do Grupo MCoutinho, que assume a distribuição e o desenvolvimento da marca em Portugal”, refere o comunicado em que é sublinhado que “o projeto será conduzido por uma estrutura autónoma do Grupo, dedicada exclusivamente à EBRO e com independência operacional face ao negócio de retalho”.

“A EBRO representa uma oportunidade para acelerar a transformação do nosso portefólio e construir uma proposta de valor sólida para os clientes em Portugal”, diz António Coutinho, CEO do Grupo MCoutinho, acrescentando que a comercialização está prevista para o primeiro semestre deste ano.

Resultante de uma “joint venture”, com produção na antiga fábrica da Nissan, em Barcelona, a marca que desde finais de 2024 conta com o apoio de capital chinês “posiciona-se entre a funcionalidade, inovação e sustentabilidade, com a promessa de SUVs robustos, bem equipados e acessíveis, pensados para a utilização real do dia a dia”, diz o Grupo MCoutinho.

A estreia da EBRO em Portugal não será com modelos elétricos, como acontece com a grande maioria das fabricantes chinesas. “Será feita com uma gama abrangente de quatro modelos SUV. Este segmento, atualmente o mais dinâmico e relevante no mercado nacional, prevê a cobertura dos diferentes perfis de utilização, através de uma oferta multi-energia que inclui motorizações híbridas, híbridas plug-in e a gasolina”, diz.

A oferta vai do EBRO s400 ao s700, s800 e chega ao s900, o SUV topo de gama da marca, estando o plano de implementação progressiva da EBRO em Portugal assente “no desenvolvimento faseado de uma rede de concessionários, acompanhando a consolidação da marca no mercado nacional”.

Rafael Ruiz, presidente da EBRO, nota que “Portugal é um mercado estratégico e queremos crescer com rigor, com uma rede sólida e um pós-venda à altura das exigências do cliente”. Em Espanha, a marca conta com uma rede de 85 concessionários, tendo encerrado 2025, o ano de estreia, com 12.500 carros vendidos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio