pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escândalo Volkswagen poderá chegar a nova linha de motores

Caso se confirmem as suspeitas, a polémica pode ultrapassar os 11 milhões de carros a gasóleo já dados como afectados. Depois dos motores EA189, podem estar em causa versões antigas dos EA288.

Matthias Müller Volkswagen
Matthias Müller Volkswagen Bloomberg
22 de Outubro de 2015 às 12:59

A Volkswagen está a averiguar se existe mais uma linha de motores envolvida no escândalo de manipulação de emissões poluentes.

Segundo a imprensa internacional, a fabricante automóvel está a investigar se os carros a gasóleo com versões mais antigas dos motores EA288 poderão ter sido alvo da instalação dos dispositivos manipuladores.

A confirmar-se o cenário, a escala do problema ultrapassará os 11 milhões de carros afectados em todo o mundo.

Para lidar com a maior polémica em 78 anos de Volkswagen, o grupo separou 6,5 mil milhões de euros para cobrir os custos. Mas o CEO Matthias Müller já veio admitir que o valor não será suficiente, uma vez que tem em conta apenas os custos das reparações dos veículos. Depois, há os custos associados a indemnizações e a processos judiciais movidos contra a empresa.

Dos 8,5 milhões de carros que serão chamados às oficinas europeias a partir de Janeiro de 2016, existem três milhões com motor 1.6 litros que precisarão de alterações profundas na estrutura do automóvel.

Para fazer face aos custos do escândalo, a Volkswagen irá adiar ou cancelar projectos considerados não essenciais para fazer face aos custos de toda esta polémica. Por ano, a poupança estimada é de mil milhões de euros.

O grupo alemão garantiu ao Governo português que o investimento de quase 700 milhões de euros previsto para a Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, se mantém. O mesmo irá dotar a fábrica de tecnologia para a produção de dois novos modelos no final de 2017.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio