pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Espanha lidera corrida para nova fábrica da BYD na Europa

A fabricante chinesa tem o objetivo de que todos os carros vendidos na Europa até 2028 sejam produzidos localmente.

Espanha lidera corrida para nova fábrica da BYD na Europa
Espanha lidera corrida para nova fábrica da BYD na Europa Americo Roberto / Lusa - EPA
12:41

Espanha está no topo da lista da BYD para a construção daquela que será a terceira unidade de produção da gigante automóvel na Europa. Segundo a agência Reuters, que cita duas fontes próximas ao processo de seleção, os custos de produção mais baixos e a rede de energias renováveis colocam os espanhóis bem posicionados perante os decisores da BYD.

Já em setembro, também numa entrevista à agência de notícias, o diretor-geral da BYD para Portugal e Espanha, Alberto de Aza, tinha dito que Espanha seria a localização "ideal" para a terceira fábrica europeia da marca, muito por causa da experiência e da infraestrutura de indústria que o país tem, assim como os preços mais baixos de eletricidade.

O dossiê não está, no entanto, fechado. Uma terceira fonte ouvida pela sublinha que a BYD ainda não tem uma decisão final tomada e está ainda a considerar outros países para a instalação de uma unidade de montagem de veículos. Uma outra nação apontada como potencial local para a terceira fábrica foi a Alemanha, mas o preço da mão de obra e os custos energéticos são vistos como menos competitivos.

Espera-se, no entanto, que a divulgação do país escolhido aconteça ainda antes do final de 2025. O local selecionado terá ainda de receber a aprovação das entidades reguladoras chinesas.

A fabricante chinesa de automóveis já tinha – que se juntará às fábricas na Hungria e na Turquia, que já estão em construção – para ajudar na estratégia de expansão europeia. A BYD tem o objetivo de nos próximos três anos construir localmente todos os veículos que vender nos países europeus. Nos oito primeiros meses do ano, as

As ações da BYD terminaram a sessão desta terça-feira a subir 0,28% para os 105,99 yuans, cerca de 12,88 euros ao câmbio atual.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio