Lucro da GM caiu 55,1% em 2025 devido a realinhamento nos elétricos
A empresa indicou que incorreu em encargos especiais de 9,8 mil milhões de dólares em 2025, dos quais 7,9 mil milhões correspondem ao "realinhamento estratégico" no negócio de veículos elétricos devido à menor procura do mercado e às mudanças na política dos EUA.
- 1
- ...
O lucro líquido da General Motors (GM) em 2025 deverá ter caído 55,1% face a 2024, para 2,69 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros), segundo as estimativas da fabricante norte-americana divulgadas esta terça-feira.
Estes resultados refletem a decisão de reverter o investimento no negócio de veículos elétricos, de acordo com a General Motors.
A empresa indicou que incorreu em encargos especiais de 9,8 mil milhões de dólares em 2025, dos quais 7,9 mil milhões correspondem ao "realinhamento estratégico" no negócio de veículos elétricos devido à menor procura do mercado e às mudanças na política dos EUA desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca.
O Governo Trump eliminou incentivos para a venda de veículos elétricos e flexibilizou as regulamentações sobre emissões de veículos com motor a combustão.
A queda nos lucros líquidos também foi influenciada por encargos relacionados com a reestruturação na China, questões legais e a reestruturação da Cruise, a unidade de veículos autónomos, entre outros.
A empresa encerrou o ano fiscal com receitas de cerca de 185 mil milhões de dólares, uma queda de 1,3% em relação ao ano anterior, enquanto o lucro operacional ajustado foi de 12,747 mil milhões, 14,6% menor do que em 2024.
Numa carta aos acionistas, a presidente e presidente executiva (CEO) da GM, Mary Barra, afirmou que a empresa espera que 2026 seja um ano melhor e que as margens ajustadas na América do Norte "vão regressar à faixa de 8% a 10%".
Mais lidas