Trump defende que "o dólar está lindamente". Moeda cai ainda mais
As palavras do Presidente norte-americano estão a ser vistas como uma apologia dos benefícios de um dólar fraco, pelos ganhos de competitividade.
"O dólar está lindamente", defendeu esta terça-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falando aos jornalistas em Iowa. Numa altura em que as questões de segurança e a contestação às mortes de cidadãos norte-americanos baleados por agentes federais, Trump desloca-se a este estado para tentar virar o foco para a economia.
As palavras de Trump foram vistas como defendendo as vantagens de um dólar fraco, o que levou a que a moeda norte-americana perdesse ainda mais terreno perante um cabaz de divisas rivais, isto depois de a nota verde já ter atingido mínimos de quase quatro anos.
Um dólar mais fraco pode aumentar a competitividade das exportações dos EUA e encarece as importações. O recuo do dólar continua, entretanto, a alimentar a escalada dos preços nos metais preciosos, que beneficiam também da forte instabilidade geopolítica.
Mais lidas