Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota suspende produção em Portugal e França

A fábrica da Toyota em Ovar vai ficar encerrada até ao dia 27 de março. A fábrica de França também irá encerrar.

Reuters
Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt 17 de Março de 2020 às 11:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Depois da Autoeuropa e do grupo PSA, foi a vez de a Toyota também suspender a produção de automóveis na Europa, devido à pandemia do novo coronavírus. O grupo japonês vai encerrar as fábricas de França e de Portugal já esta semana.

A notícia é avançada pelo Bloomberg, que cita um porta-voz da Toyota. A produção em Portugal está suspensa desde segunda-feira, dia 16 de março, uma medida que irá manter-se até ao dia 27 do mesmo mês. Já em França, a produção será suspensa entre os dias 18 e 31 de março.

A informação já foi confirmada pelo Negócios junto da equipa de comunicação da Toyota na Europa, que adianta que as datas serão revistas e poderão ser prolongadas, tendo em conta a evolução da pandemia. O Negócios aguarda esclarecimentos sobre quais os direitos dos trabalhadores que serão assegurados.

A fábrica da Toyota em Portugal localiza-se em Ovar. Segundo os dados publicados na página portuguesa da Toyota, conta com 190 colaboradores e tem uma capacidade de produção de 3.000 unidades por ano, por turno.

A decisão do grupo japonês surge depois de outras empresas do setor automóvel já terem feito o mesmo. Na segunda-feira, o grupo PSA, que fabrica os automóveiss Citroën, Peugeot e Opel, entre outros, anunciou que a produção nas fábricas europeias estava suspensa até ao dia 27 de março. A unidade em Portugal, localizada em Mangualde, será encerrada no dia 18 de março.

Já a Autoeuropa decidiu, nesta terça-feira, 17 de março, suspender a produção na fábrica de Palmela até ao dia 29 de março. A decisão tem efeitos imediatos, embora se mantenham os "serviços mínimos necessários".
Ver comentários
Saber mais coronavírus toyota autoeuropa grupo psa automóvel
Mais lidas
Outras Notícias