Dona do Multibanco culpa Altice por problemas nas operações bancárias

Os clientes de vários bancos registaram dificuldades em realizar operações em caixas automáticas esta manhã. A anomalia deve-se a dificuldades na comunicação, que a SIBS imputa à Altice. A operadora garante que tudo já está resolvido.
João Cortesão/Correio da Manhã
Diogo Cavaleiro 11 de Agosto de 2017 às 16:22

Um cliente tenta fazer uma operação bancária e não consegue. Tenta pagar um serviço e recebe a indicação de que não tem saldo suficiente. A imagem pode ter-se repetido esta sexta-feira, 11 de Agosto, por inúmeras vezes. E o problema não é do cliente.

 

PUB

A SIBS, que detém a rede que gere o Multibanco, admite que houve dificuldades na realização de algumas operações bancárias, mas recusa que a responsabilidade lhe possa ser atribuída.

 

"Verificou-se um problema de comunicações por parte da PT que afectou algumas das ligações necessárias à concretização de operações, estando já a situação entretanto regularizada", indicou a assessoria de imprensa da SIBS ao Negócios.

PUB

 

A Altice, dona da PT, responde: "Registaram-se constrangimentos numa das infra-estruturas PT, que presta alguns dos serviços contratados de ligação à SIBS, e que causaram impacto em serviços de suporte prestados pela SIBS a entidades bancárias. Estes constrangimentos não afectaram os serviços de POS’s (TPAs – Terminais de Pagamento Automático) nem a Rede Multibanco".

 

PUB

Na prática, cada banco tem as suas caixas automáticas internas - em que os clientes de outras instituições não conseguem fazer transacções -, onde a rede é a das suas próprias operadoras. Foi aí que se registaram algumas dificuldades no cumprimento das ordens dos clientes, dado que se tornou impossível a ligação à rede da SIBS. 

 

Ao que foi possível apurar, os problemas de comunicação entre a SIBS e algumas instituições financeiras verificaram-se entre as 10:50 e as 12:45. A Altice defende que desde o reporte até à resolução do constrangimento passou "pouco mais de uma hora".

PUB

 

Ainda que tenha havido problemas em várias operações, a empresa dirigida por Madalena Cascais Tomé garante que não foi generalizada: "Apesar de alguns utilizadores poderem ter sentido perturbações, cerca de 70% dos Caixas Multibanco mantiveram-se a funcionar dentro da normalidade".

 

PUB

"A situação foi resolvida cumprindo os SLA’s (níveis de serviço) contratados para estes serviços, ou seja, dentro da janela de reposição prevista", continua a Altice, garantindo que os serviços de pagamento e de recarga de telemóveis da sua rede (Meo) não sofreram problemas. 

(Notícia rectificada às 17:06: onde estava 11 de Julho deve ler-se 11 de Agosto; corrigida às 17:27 para especificar o problema referente às caixas automáticas internas de cada banco)

Saber mais sobre...
Saber mais Multibanco SIBS Altice PT
Pub
Pub
Pub