pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

É hora de o Governo convencer os céticos e os conformados que está aqui para mudar o país, para fazer o que é necessário para sermos o que podemos ser. Para mostrar o que vale. Vamos lá.

É hora de mostrar a mudança

Reformar em tempos de força laboral é aproveitar um momento histórico para uma maior dignidade: quando os trabalhadores têm voz, quando negociam de igual para igual e quando o mercado valida e exige novas relações laborais, em plataformas, remotas ou nómadas digitais de hiperflexibilidade.

A oportunidade de reformar

Um socialista em Wall Street é, por si só, uma anomalia política. A sua agenda enfrenta uma cidade cuja riqueza depende da desigualdade que ele pretende corrigir.

Um socialista em Wall Street

O Presidente argentino construiu o seu discurso polarizado sobre a crítica feroz ao que chama de “casta política” - uma elite que vive do orçamento público e do controlo burocrático da economia.

Milei, uma experimentação real

Há muito que optámos, e até bem, por um modelo confortável de proteção social, laboral, económico. Contudo, isto tem consequências, não sendo compatível com disrupções, inovações, grandes transformações.

O risco, a inovação e o erro, tão longe de nós…

Conhece-se a vontade de Trump de desvalorizar o dólar para, com as tarifas, restaurar a competitividade americana, segundo uma teoria aritmética e a desgraça do défice público.

A desvalorização das moedas e do bom senso

Ter privilégios por ser doutor e ter o salário a evoluir calma e firmemente por antiguidade, só existe encapsulado na função pública, e desde o Estado Novo.

Ainda vale a pena ser Dr.?

Se a democracia quer sobreviver, é preciso defender a liberdade de expressão, o pluralismo intelectual e a coragem de ouvir o outro. Sem isso, não teremos debate, e as ideias absurdas dos dois extremos florescerão sem desafios.

A repressão cultural, ódios e ressentimentos

Nos finais dos anos 90, num banco de investimento em Nova Iorque, tínhamos um venerável ancião, sábio de muitas experiências em 50 anos de banca. Contava histórias e repetia sempre, “comprem ouro para se protegerem da incompetência dos governantes”. Nunca foi tão verdade…

E depois o ouro sobe…

Manter a rigidez do código de trabalho é anacrónico e indesejável. É urgente arejar as relações laborais.

Ousar evoluir

Bom que este Governo tenha virtude, em vez de a sinalizar ou proclamar. É nos atos que se vê onde ela está. A verdadeira.

Somos todos boas pessoas

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio