A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bankia e Caixabank acordam termos para fusão que criará maior banco espanhol

Os conselhos de administração do Bankia e do Caixabank acordaram esta quinta-feira os termos da fusão entre os dois bancos espanhóis, avança a Reuters.

Reuters
Negócios 17 de Setembro de 2020 às 20:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os conselhos de administração do Bankia e do Caixabank, dono do BPI, acordaram esta quinta-feira os termos da fusão entre os dois bancos espanhóis, avança a Reuters.

A agência, que cita fontes próximas do processo, assinala que a operação dará origem ao maior banco do país vizinho, com mais de 600 mil milhões de ativos.

No início do mês, os dois bancos confirmaram estar em conversações para a fusão.

 

A concretizar-se a operação, o Estado espanhol passaria de uma posição de 61,8% no Bankia para 14% na nova entidade decorrente da fusão, cujo principal acionista seria a Fundação La Caixa – que ficaria com cerca de 30%.

 

O novo grupo, a ser criado, contará com 650.000 milhões de euros em ativos – "muito acima do Santander e do BBVA, ainda que sem a presença internacional de ambos", sublinha o El País.

 

A avançar, esta nova entidade terá mais de 50.000 funcionários.

 

O banco nacionalizado – o grupo BFA-Bankia teve de ser resgatado em 2012 com uma injeção de dinheiros públicos de 22.400 milhões de euros – já tinha reconhecido publicamente que estaria disposto a negociar uma fusão, mas o CaixaBank tinha dito que não tinha em mente qualquer integração.


Ver comentários
Saber mais Bankia Caixabank BPI Reuters fusão espanha banca
Mais lidas
Outras Notícias