Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BCP confirma que Sonangol pode desinvestir no banco

Enquanto investidora, a empresa angolana "analisará, sempre em estreita articulação com o banco e os demais acionistas estratégicos, eventuais oportunidades de criação de valor que possam fazer sentido para a Sonangol, para o banco e para os seus acionistas", refere o BCP em esclarecimento sobre a notícia do possível desinvestimento da petrolífera no banco liderado por Miguel Maya.

Lusa
Negócios jng@negocios.pt 02 de Dezembro de 2020 às 17:52
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...

A Sonangol – Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, o segundo maior acionista do BCP, admitiu desinvestir no banco liderado por Miguel Maya (na foto) ou analisar a fusão desta entidade com outras instituições financeiras nacionais. As declarações foram feitas hoje pelo CEO da petrolífera, Sebastião Gaspar Martins, em entrevista à Reuters. 

 

O BCP já reagiu, em comunicado à CMVM, esclarecendo ter confirmado esta quarta-feira junto da administração da Sonangol "que esta, embora mantenha a sua estratégia em relação ao banco, está atenta a eventuais movimentos de consolidação bancária na Zona Euro e em Portugal".

 

Por isso mesmo, enquanto investidora, a empresa angolana "analisará, sempre em estreita articulação com o banco e os demais acionistas estratégicos, eventuais oportunidades de criação de valor que possam fazer sentido para a Sonangol, para o banco e para os seus acionistas", remata o documento.

Sebastião Gaspar Martins disse à Reuters que a Sonangol está a monitorar o desempenho do Millennium bcp e que "se se apresentar uma boa oportunidade para desinvestimento, iremos avaliá-la e fazer as recomendações que se afigurarem as mais acertadas para o contexto e necessidades da Sonangol". 

Por outro lado, referiu o presidente executivo da petrolífera, "a Sonangol está a acompanhar os movimentos eventuais de consolidação bancária em Portugal e, caso surja alguma oportunidade, o assunto será avaliado com os outros parceiros investidores no Millennium bcp".

 

Miguel Maya, recorde-se, afastou recentemente qualquer fusão, nomeadamente com o Montepio, e afirmou que a instituição financeira irá crescer de forma orgânica.

(notícia atualizada às 18:02)

Ver comentários
Saber mais Sonangol BCP Miguel Maya banca
Outras Notícias