Banca & Finanças Berardo: “Se quiserem levar as comendas, levem. Até é um descanso”

Berardo: “Se quiserem levar as comendas, levem. Até é um descanso”

O empresário desvaloriza a possível retirada das condecorações atribuídas pela Presidência da República. “Eu não tenho só essa, eu tenho nove…”
Berardo: “Se quiserem levar as comendas, levem. Até é um descanso”
Lusa
Negócios 18 de maio de 2019 às 15:03

"Não pedi nenhuma condecoração. Eu não tenho só essas, eu tenho nove (...). Não pedi nada disso, nem tive influência. Eles deram-me por serviços à comunidade. Se eles quiserem levar... olhe, é um descanso", afirmou José Berardo, em declarações ao jornal Sol.

 

A reação do empresário madeirense surge na sequência da decisão do Conselho das Ordens Nacionais, presidido por Manuela Ferreira Leite, anunciada esta sexta-feira, 17 de maio, de avançar com um processo disciplinar contra Berardo para avaliar se o ainda comendador continua a ser merecedor das condecorações que lhe foram atribuídas por Ramalho Eanes, em 1985, e Jorge Sampaio, em 2004.

 

Numa reunião realizada na passada sexta-feira, no Palácio de Belém, em Lisboa, o conselho "emitiu parecer favorável à instauração de um processo disciplinar" a Joe Berardo na sequência das suas declarações perante a comissão de inquérito à gestão e recapitalização da Caixa Geral de Depósitos na Assembleia da República, "tendo em conta a posição daquele órgão de soberania".

 

Segundo um comunicado divulgado no portal da Presidência da República na internet, o Conselho das Ordens Nacionais "recebeu um parecer do presidente da referida comissão [Luís Leite Ramos], que constitui a posição final da Assembleia da República sobre o assunto".

 

A posição transmitida pelo Parlamento, tida em conta para a abertura deste processo, foi a de que "a conduta e a natureza das declarações do senhor José Berardo nesta comissão podem ser consideradas matéria relevante para avaliação do cumprimento dos deveres legais dos membros das ordens", é referido no mesmo comunicado.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI