Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

BPI e BEI criam simulador para facilitar financiamento de 50 milhões à eficiência energética

O banco português e a instituição europeia criaram uma linha de financiamento a projetos de eficiência energética. O simulador vem agilizar a seleção dos candidatos.

Lusa
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 16 de Janeiro de 2019 às 13:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O BPI e o Banco Europeu de Investimento já se tinham unido para disponibilizar uma linha de 50 milhões de euros, destinada a apoiar projetos de eficiência energética. Agora, estas instituições querem acelerar o processo de candidatura ao lançar uma ferramenta online que avalia a elegibilidade dos projetos.

O recém-criado simulador balança o potencial de poupança de energia, os custos e as emissões de dióxido de carbono associadas a cada um dos projetos candidatos, facilitando a seleção.

A Linha BPI/BEI Eficiência Energética conta com uma garantia de 80% do banco europeu, de operação a operação, o que permite "disponibilizar condições especiais de spread e financiamentos a prazos mais longos (até 20 anos)", escreve o banco no comunicado enviado à imprensa. A instituição prevê que, desta forma, as empresas possam adequar a maturidade do financiamento ao payback dos respetivos investimentos.

Esta linha foi criada para financiar projetos de investimento em eficiência energética realizados pelo setor empresarial, sendo a única em Portugal que beneficia do Instrumento de Financiamento Privado para a Eficiência Energética (PF4EE) gerido pelo BEI e financiado pela Comissão Europeia.

Ver comentários
Saber mais BPI Banco Europeu de Investimento PF4EE Eficiência Energética Linha Portugal BEI Instrumento de Financiamento Privado Comissão Europeia economia negócios e finanças energia
Mais lidas
Outras Notícias