pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Fitch sobe rating da CGD em um nível mas mantém-no em lixo

A agência de notação financeira colocou o rating da dívida de longo prazo da CGD no segundo nível de lixo, com perspectiva "positiva".

paulo macedo caixa cgd
paulo macedo caixa cgd Lusa
06 de Dezembro de 2018 às 18:39

A agência de notação financeira Fitch subiu o rating da Caixa Geral de Depósitos em um nível, mantendo, assim, a dívida do banco público na categoria de investimento especulativo.

Numa nota divulgada esta quinta-feira, 6 de Dezembro, a Fitch sobe o rating de BB- para BB, o segundo nível de "lixo", atribuindo uma perspectiva positiva.

A agência de notação financeira justifica a melhoria do rating com os progressos na execução do plano de reestruturação, que levaram a melhorias na qualidade dos activos, rentabilidade operacional e níveis de capital.   

"A melhoria reflecte o contínuo progresso da CGD na execução do seu plano de reestruturação ao longo dos últimos 12 meses, o que levou a melhorias notáveis na qualidade dos activos, rentabilidade operacional e capital", sublinha a Fitch.

"Acreditamos que o ambiente operacional melhorado em Portugal tem apoiado a redução de activos problemáticos e facilitou a concretização dos objectivos estratégicos da CGD até à data".

Já o "outlook" positivo é justificado pela agência de rating com as expectativas de que o banco vai continuar a executar o seu plano de reestruturação - acordado com a Comissão Europeia no âmbito da recapitalização em 2017 – que inclui metas "ambiciosas" ao nível da qualidade dos activos, capital e rentabilidade.

Apesar da melhoria, o rating do banco público ainda atribui à dívida emitida pela CGD características de investimento especulativo, que se prendem sobretudo com a fraca qualidade dos activos.

Esta quinta-feira, a Fitch também subiu o rating do BCP, em um nível, de BB- para BB, e tinha já mantido o do Santander Totta e BPI.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio