Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Malparado, fraca rentabilidade e consolidação. Moody's com perspetiva negativa para banca

A agência de notação mantém uma perspetiva negativa para a banca europeia no próximo ano, naquele que é um dos setores afetados pelo impacto da pandemia de covid-19.

Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 02 de Dezembro de 2020 às 09:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O ano de 2020 está a ser difícil para a banca devido ao forte impacto da pandemia na economia e, consequentemente, neste setor. E o próximo não será melhor. A Moody's mantém uma perspetiva negativa para os bancos europeus, num período que será marcado pelo aumento do crédito malparado, fraca rentabilidade e por um movimento de consolidação. 

A perspetiva para o setor financeiro do Velho Continente "é negativa em 2021, já que os bancos europeus vão enfrentar um ambiente desafiante no próximo ano devido a uma lenta recuperação económica, aumento do crédito malparado e fraca rentabilidade", refere a Moody’s num relatório divulgado esta quarta-feira, 2 de dezembro. 

De acordo com a agência de notação, o crédito vai registar uma deterioração na Zona Euro, enquanto a fraca rentabilidade será agravada por um aumento das insolvências e redução da margem financeira. É neste cenário, refere, que os bancos "vão acelerar o corte de custos e os investimentos digitais para contrariar a pressão". 

Por outro lado, vai ainda assistir-se a um movimento de consolidação. "A consolidação doméstica também vai continuar", diz a Moody's, notando que a consolidação transfronteiriça deverá manter-se "contida, a não ser que a regulação e proteção do consumidor encontrem uma melhor harmonização". 


"A nossa decisão de manter uma perspetiva negativa para os bancos europeus no próximo ano reflete as nossas expectativas de que os fundamentais do crédito vão enfraquecer no seguimento da pandemia", afirma 
Carola Schuler, responsável pelo setor bancário na Moody’s Investors Service, no relatório. 

Nestes períodos de incerteza, refere, será fundamental para as instituições financeira manter uma liquidez e posição de capital fortes, enquanto as políticas monetárias vão oferecer algum apoio.

Ver comentários
Saber mais Mooody's banca
Outras Notícias