Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Pedro Leitão nomeado CEO do Banco Montepio

O nome de Pedro Leitão para CEO do Montepio foi hoje aprovado em conselho de administração. Esta nomeação põe fim a um período de incerteza em torno da liderança do banco.

Nuno Ferreira Santos / Público
Rita Atalaia ritaatalaia@negocios.pt 09 de Janeiro de 2020 às 18:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A incerteza em torno da liderança do Montepio chegou ao fim. O nome de Pedro Leitão para o cargo de presidente da comissão executiva do banco foi aprovado hoje em conselho de administração. 

"O Banco Montepio informa que se realizou esta quinta-feira, dia 9 de janeiro, a reunião do Conselho de Administração que nomeou Pedro Manuel Moreira Leitão como presidente da Comissão Executiva para o mandato 2018/2021", adianta o banco num comunicado divulgado esta quinta-feira. 

 

De acordo com a instituição financeira detida pela Associação Mutualista Montepio Geral, o novo CEO "terá como missão central realizar plenamente o processo de transformação em curso no Banco Montepio, e inovar, com o propósito de tornar a instituição mais eficiente, digital e competitiva, retomando o caminho do crescimento". 
 

"Com esta nomeação, o Banco Montepio inicia uma nova fase, reafirmando a ambição de fazer a diferença na vida das pessoas, empresas e instituições da economia social, honrando o legado de 175 anos de história de uma instituição sem par no panorama nacional", remata o banco. 

A nomeação de Pedro Leitão estava prevista para terça-feira, 7 de janeiro, mas acabou por ser adiada para esta quinta-feira devido ao falecimento de um familiar de um dos administradores do banco. Esta põe fim à incerteza em torno da liderança do Montepio, que se vivia desde que Félix Morgado abandonou o cargo de CEO, no final de 2017. 

Carlos Tavares acabou por acumular as funções de "chairman" e CEO até fevereiro do ano passado. Desde então tem sido Dulce Mota, vice-presidente, a ocupar temporariamente a posição de presidente executiva. 

Pedro Leitão conta com 24 anos de experiência no setor financeiro. Começou a carreira no BPI, em 1995, onde foi diretor na divisão de clientes do segmento empresarial, mudando-se, dois anos depois, para o BBVA. Esteve também no Millennium Atlântico, além de ter sido "partner" da Deloitte durante quase dez anos. Mas tem sido no Banco Atlântico Europa que, nos últimos quatro anos, tem aplicado o seu conhecimento sobre a digitalização do setor, ocupando o cargo de "chief digital officer".

Ver comentários
Saber mais banca Pedro Carvalho Montepio
Outras Notícias