Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quatro mil clientes do Bank Millennium, na Polónia, assinaram acordos extra-judiciais

O Tribunal de Justiça Europeu decretou, em 2019, que todos os créditos concedidos em francos suíços fossem convertidos para a moeda local. O Supremo polaco ainda não se pronunciou, mas o Bank Millennium está já a resolver a situação, de forma individual, com os clientes.

Marta Velho martavelho@negocios.pt 28 de Setembro de 2021 às 09:30
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A procura por acordos extra-judiciais, no Bank Millennium, o braço polaco do BCP, está a ser elevada. De acordo com o diário Rzeczpospolita, cerca de 8% dos clientes de crédito em franco suíço assinaram contratos, até ao final de julho, o que corresponde a quatro mil acordos individuais.

Em causa está uma decisão do Tribunal de Justiça Europeu, em 2019, determinando que os clientes dos bancos polacos podem pedir aos tribunais que os contratos de crédito à habitação celebrados em 2008 e denominados em francos suíços sejam convertidos para a moeda local. 

O Supremo polaco adiou para novembro uma decisão sobre esta matéria, mas o CEO João Brás Jorge, em entrevista à agência noticiosa polaca PAP no início do mês, explicou que o banco não iria esperar por essa data para saber o rumo da situação. A instituição está, assim, a trabalhar intensamente para resolver a situação de forma individual e, até ao final de junho, tinha outros 3300 contratos em negociação e mais 8600 a aguardar o início do processo.

O jornal Rzeczpospolita indica que a associação de bancos polacos estima que, caso avancem para tribunal, cerca de 80 a 90% dos clientes ganham os casos. O Bank Millenium não detalha as condições que estão a ser acordadas, mas há clientes que referem que está a ser oferecida uma taxa de câmbio CHF / PLN à volta dos 3 - 3,2 (a taxa atual de mercado é de 4,23).
Ver comentários
Saber mais Bank Millenium Polónia Millennium BCP
Outras Notícias