pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Famílias gastaram mais 300 milhões de euros em compras de supermercado

Em 2021, as compras nos supermercados e nos hipermercados totalizaram mais 300 milhões de euros do que no ano da pandemia, indicam dados da Scantrends, da NielsenIQ. Subida não desconta variação dos preços.

pessoas familias consumo supermercado compras
pessoas familias consumo supermercado compras Tony Gentile/Reuters
03 de Fevereiro de 2022 às 09:25

No ano passado, as compras em supermercados e hipermercados totalizaram 10.665 milhões de euros, mais 316 milhões do que em 2020, indicam dados da Scantrends da NielsenIQ, divulgados esta quinta-feira pelo Dinheiro Vivo.

Os números representam uma subida de 3,1%, que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição atribui a um aumento do consumo e não à variação de preços. Porém, os dados não estão corrigidos da inflação. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a inflação média de 2021 foi de 1,27%, tendo os bens alimentares e bebidas não alcoólicas registado uma subida média anual de 0,74%.

Em 2020, a pandemia tinha já forçado a alteração de hábitos de consumo, empurrando muitas famílias para as compras em supermercado e hipermercado, em detrimento dos restaurantes. Os números da Scantrends da NielsenIQ indicaram uma subida de 7,4% nas compras nesse ano.

Os números representam uma subida de 3,1%, que a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição atribui a um aumento do consumo e não à variação de preços. Porém, os dados não estão corrigidos da inflação. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a inflação média de 2021 foi de 1,27%, tendo os bens alimentares e bebidas não alcoólicas registado uma subida média anual de 0,74%.

Em 2020, a pandemia tinha já forçado a alteração de hábitos de consumo, empurrando muitas famílias para as compras em supermercado e hipermercado, em detrimento dos restaurantes. Os números da Scantrends da NielsenIQ indicaram uma subida de 7,4% nas compras nesse ano.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio