Greenvolt encaixa 472 milhões de euros com venda de grande projeto eólico na Roménia
Projeto é composto por 42 turbinas eólicas de alta eficiência.
A Greenvolt anunciou nesta quarta-feira ter vendido um projeto de energia eólica na Roménia à Engie Romania por 472,3 milhões de euros. Com uma capacidade total instalada de 253 MW, este projeto, ainda em fase de construção, é descrito como um dos maiores do país em energia eólica.
Situado na região de Ialomita, o projeto deverá ficar concluído em 2027 e é visto como um ativo importante na transição e segurança energética da Roménia. A empresa portuguesa informa ainda que parte da capacidade de produção energética do projeto beneficia de um contrato por diferença (CfD), que terá uma duração de 15 anos, um elemento que assegura visibilidade sobre as receitas a longo prazo.
O projeto é composto por 42 turbinas eólicas de alta eficiência.
"Esta alienação insere-se na estratégia de rotação de ativos da Greenvolt, evidenciando a sua capacidade de originar, desenvolver e construir projetos de larga escala, reforçando simultaneamente a execução rigorosa da sua estratégia de ativos", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. A Greenvolt sublinha que a conclusão da venda fica sujeita ao "cumprimento das condições contratuais habituais aplicáveis a este tipo de operação".
"Ao longo de 2025, continuámos a concretizar a estratégia do grupo de rotação de parte dos nossos ativos utility-scale, concluindo várias operações de sucesso que nos permitem reinvestir em novas oportunidades nos nossos mercados-chave", sublinha, em comunicado, o presidente executivo (CEO) da Greenvolt, João Manso Neto.
"Ao integrar um projeto eólico de grande escala desta dimensão no nosso portefólio, estamos a duplicar a nossa presença renovável num mercado com forte potencial de crescimento", destaca, por seu lado, o vice-presidente da Engie Romania, Cristian Buzan.
Recentemente, a Greenvolt vendeu projetos de baterias na Polónia à canadiana Northland Power e instalou uma central solar de 4 MW para a Sanofi na Irlanda. A empresa também firmou um acordo com a M.A. Silva para a criação de duas comunidades de energia.
(Notícia atualizada com mais informação às 07:48 horas)
Mais lidas