pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Empreitadas de obras públicas caem 4% para 4.310 milhões até final de abril

Nos primeiros quatro meses de 2025, o volume de contratos de empreitada de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, ascendeu a 1.376 milhões de euros, traduzindo um crescimento homólogo de 82%.

29 de Maio de 2025 às 11:37

De acordo com mais recente barómetro das Obras Públicas da AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, até ao final de abril de 2025 o montante total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados fixou-se em 4.310 milhões de euros, o que representa uma variação de -4% face ao mesmo período de 2024.

"Este resultado traduz uma recuperação significativa face à variação homóloga acumulada até março de -33%, impulsionada, em larga medida, pelo lançamento do concurso da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa, com um valor base de 600 milhões de euros", refere a associação em comunicado.

Além disso, nos primeiros quatro meses de 2025, o volume de contratos de empreitada de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, ascendeu a 1.376 milhões de euros, traduzindo um crescimento homólogo de 82%. No que diz respeito aos contratos celebrados por Ajuste Direto e Consulta Prévia, observa-se uma diminuição de 41% face ao montante registado no mesmo período do ano anterior.

Quanto a "outros contratos celebrados", estes chegaram nos primeiros quatro meses do ano a 251 milhões, o que traduz um aumento de 440% face ao mesmo mês do ano passado, mostra o barómetro. No total dos centratos celebrados no mês passado, aumentaram 68% em termos homólogos para 1.782 milhões de euros. 

No conjunto das modalidades de contratação, foram celebrados e registados no Portal Base 3.933 contratos de empreitadas de obras públicas, num montante global de 1.781 milhões de euros, o que representa variações homólogas de +36% em número e de +68%, em valor.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio