Cristiano Ronaldo foi o desportista mais bem pago do mundo em 2016
De acordo com a Forbes, no ano em que conquistou a Liga dos Campeões com o emblema espanhol e o Europeu com Portugal, Ronaldo recebeu 56 milhões de dólares (52 milhões de euros) em salários e 32 milhões de dólares (29,7 milhões de euros) em patrocínios.
PUB
Cristiano Ronaldo – que no ano passado foi galardoado com a Bola de Ouro e prémio de melhor futebolista do ano pela FIFA – foi, assim, o desportista mais bem pago do mundo em 2016, de acordo com as contas daquela revista.
"Ronaldo ganha tanto dinheiro porque tem um avultado contrato com o Real Madrid – no valor de 56 milhões de dólares (51,9 milhões de euros) no ano passado – e um grupo de empresas desejosas de desembolsar mais de 30 milhões de dólares (27,8 milhões de euros) por ano só para estarem associadas a ele", sublinha a Forbes.
PUB
Logo a seguir ao português aparece o argentino Lionel Messi, futebolista do FC Barcelona, com 81,4 milhões de dólares (75,6 milhões de euros), e o basquetebolista norte-americano Lebron James, dos Cleveland Cavaliers, com 77,2 milhões de dólares (71,74 milhões de euros).
O tenista suíço Roger Federer, com 67,8 milhões dólares (63 milhões de euros), e o também basquetebolista norte-americano Kevin Durant, dos Golden State Warriors, com 56,2 milhões (52,2 milhões de euros) aparecem no quarto e quinto posto, respectivamente.
PUB
Enquanto Ronaldo é o atleta com maior salário, Federer é o desportista que mais dinheiro recebe de patrocínios, com 60 milhões de dólares (55,7 milhões de euros).
PUB
As tenistas Serena Williams e Maria Sharapova são as únicas mulheres que integram a lista dos 100 atletas mais bem pagos do ano passado, surgindo no 40.º e 88.º lugar respetivamente. A norte-americana ganhou 28,9 milhões de dólares (26,8 milhões de euros), enquanto a russa auferiu pelos 21,9 milhões (20,3 milhões de euros).
O golfista Jordan Spieth, de apenas 23 anos, é o atleta mais novo que aparece na lista, ocupando a nona posição com um total de 52,8 milhões de dólares (49 milhões de euros), enquanto o 'papel' de mais velho cabe ao também golfista e também norte-americano Phil Mickelson, de 46 anos. É oitavo, com ganhos de 52,9 milhões de dólares (49,1 milhões de euros).
PUB
No 'campeonato' das agências desportivas, a Gestifute, do português Jorge Mendes, que representa Ronaldo e José Mourinho, entre outros, aparece no oitavo lugar com 72,7 milhões de dólares (67,5 milhões de euros) auferidos em comissões. Com 290,6 milhões de dólares (270 milhões de euros), a agência norte-americana Creative Artists Agency encabeça a lista.
PUB
Já a Nike foi a principal marca desportiva do mundo, no ano passado, ao estar avaliada em 28 mil milhões de dólares (25,9 mil milhões de euros) e ao registar receitas anuais de 30 mil milhões de dólares (27,8 mil milhões de euros).
Neste índice – Forbes SportsMoney Index – a revista apresenta 430 desportistas, agências, marcas e equipas, tendo em conta tanto o seu poder financeiro como as suas relações de influência no mundo do desporto.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Forbes Liga dos Campeões Portugal Europeu Ronaldo Lionel Messi Lebron James Cleveland Cavaliers Roger Federer Kevin Durant Serena Williams Maria Sharapova Jordan Spieth Jorge Mendes José Mourinho desportoAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda