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FPF denuncia “utilização abusiva” da Seleção em campanha de whisky

Após o Negócios noticiar uma ação da The Famous Grouse para seguir os jogos de Portugal no Euro 2020, a Federação repudia “o aproveitamento e a exploração irresponsável de direitos" por parte da marca de whisky escocesa. A distribuidora PrimeDrinks insiste na legalidade da campanha.

the famous grouse
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08 de Junho de 2021 às 17:01

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) denuncia a "utilização abusiva do nome da Seleção Nacional" numa campanha de comunicação e marketing promovida por uma marca de whisky, relacionada com a presença de Portugal no Euro 2020.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, 8 de junho, o organismo liderado por Fernando Gomes "repudia de forma veemente o aproveitamento e a exploração irresponsável por parte daquela marca de direitos que não lhe pertencem e cuja utilização não foi autorizada".

Sem explicitar a marca, a reação da FPF surge poucas horas depois de o Negócios noticiar a campanha criada pela The Famous Grouse, uma das mais conhecidas marcas de whisky escocesas, para acompanhar o percurso de Portugal na fase de grupos, com presença em televisão, cinema, "outdoors" e digital, num investimento superior a 500 mil euros.

A FPF comunica que irá tomar todas as providências necessárias para impedir que a marca da Seleção Nacional seja utilizada abusivamente por quem não tem esse direito. Comunicado da Federação Portuguesa de Futebol

A FPF lembra que, em conjunto com a Auto Regulação Publicitária (ARP), já tinha alertado os profissionais do setor "para o perigo do ‘ambush’ marketing" a propósito do Euro 2020, frisando que "qualquer atividade comercial relacionada com esta competição está exclusivamente reservada à UEFA e aos respetivos parceiros comerciais, sendo que apenas as empresas que tenham celebrado um acordo com a UEFA poderão beneficiar de qualquer associação à competição".

"[Iremos] tomar todas as providências necessárias para impedir que a marca da Seleção Nacional seja utilizada abusivamente por quem não tem esse direito. (…) Jamais [permitiremos] que o seu nome seja associado a práticas relacionadas com apostas ou previsões desportivas", acrescenta no texto publicado no site oficial.

the famous grouse

Além de mudar os rótulos das garrafas para "The Famous Portugal", numa edição limitada e exclusiva para o mercado nacional, a campanha desenvolvida pela agência Upstairs para esta marca distribuída pela PrimeDrinks criou "packs" promocionais com a oferta de um copo para acompanhar os jogos em casa.

As "The Famous Predictions" – uma declinação da responsabilidade da Publicis – são outro elemento central. Três dias antes de cada jogo, o humorista Hugo Sousa e a perdiz que dá o nome e a imagem à marca vão fazer uma espécie de previsão dos resultados contra Hungria, Alemanha e França, sendo esses vídeos disponibilizados no Instagram, Facebook e YouTube.

Distribuidora insiste na legalidade da campanha

Ao Negócios, fonte oficial da PrimeDrinks reclama que "esta campanha cumpre escrupulosamente todas as regras e princípios publicitários da legislação em vigor, nomeadamente no que respeita a peças, siglas ou nomes protegidos, que não são em momento algum usados nas ativações em curso".

Esta campanha cumpre escrupulosamente todas as regras e princípios publicitários da legislação em vigor. Fonte oficial da distribuidora de bebidas PrimeDrinks

Depois de ter tomado conhecimento da reação da FPF através dos jornais, a distribuidora detida pela Herdade do Esporão (50%), Aveleda (15%) e William Grant & Sons (35%) acrescenta que "está a providenciar um contato com esta entidade, de forma a esclarecer a situação", que considera ser "um mal-entendido".

(Notícia atualizada às 20:45 com a reação da PrimeDrinks ao comunicado da FPF) 

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