pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Acionistas do Novo Banco aprovam redução do capital para distribuir 1,1 mil milhões de euros em dividendos

Reunidos em Assembleia Geral, os acionistas do Novo Banco aprovaram a redução de capital em 1,1 mil milhões de euros com vista a distribuir dividendos no mesmo valor. Operação foi autorizada pelo Banco Central Europeu.

Novo Banco nova sede taguspark
Novo Banco nova sede taguspark Bruno Colaço
05 de Maio de 2025 às 17:55

Os acionistas do Novo Banco aprovaram esta segunda-feira a redução de capital de 1,1 mil milhões de euros que permite a distribuição de dividendos do mesmo valor, informou a instituição financeira em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"O Novo Banco informa que foi aprovada uma redução de capital social no montante de 1,1 mil milhões de euros, com o objetivo de libertar excesso de capital, na Assembleia Geral de Acionistas realizada no dia 5 de maio de 2025", informou a instituição.

O número de ações permanecerá inalterado, sendo que "o montante correspondente à redução será distribuído pelos acionistas no valor de 2,20 euros por ação". 

A operação já tinha sido aprovada pelo Banco Central Europeu (BCE).

O fundo norte-americano Lone Star, que detém 75% do capital, deverá receber 825 milhões de euros. O Fundo de Resolução, com 13,54%, encaixará aproximadamente 149 milhões. Os restantes 126 milhões serão transferidos para o Estado, que tem 11,46%.

Esta é uma das parcelas que compõem o total de 3,5 mil milhões de euros que a instituição financeira promete distribuir nos próximos três anos.

3,5Dividendos
O Novo Banco promete distribuir um total de 3,5 mil milhões de euros em dividendos em três anos.

Em março passado, o Novo Banco já tinha aprovado a distribuição de 225 milhões relativos a 2024, o que corresponde a um "payout" de 60% face ao lucro recorde de 744,6 milhões de euros alcançado no ano passado. 

A distribuição de dividendos passou a ser uma opção para o Novo Banco depois do fim antecipado do Acordo de Capital Contigente (CCA, na sigla inglesa), que a impedia.

O Novo Banco está a caminho de uma Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla inglesa).

Ver comentários
Publicidade
C•Studio