pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Associação critica "desertos de numerário" em Portugal com ausência de caixas multibanco

"A diminuição dos pontos de acesso ao numerário cria autênticos desertos de numerário por todo o país, afetando particularmente os grupos mais isolados e vulneráveis", afirmou o mandatário nacional da Denária, Mário Frota.

Multibanco
Multibanco João Cortesão
02 de Setembro de 2025 às 17:51

A Denária, associação que defende a utilização do numerário como um meio de pagamento, criticou hoje os "desertos de numerário" em Portugal, devido à falta de caixas multibanco, o que afeta sobretudo os grupos mais isolados e vulneráveis.

Segundo dados do Banco de Portugal (2022), 1.276 freguesias (41%) não têm qualquer ponto de acesso a dinheiro físico.

"A diminuição dos pontos de acesso ao numerário cria autênticos desertos de numerário por todo o país, afetando particularmente os grupos mais isolados e vulneráveis", afirmou, citado em comunicado, o mandatário nacional da Denária, Mário Frota, quando se assinalam 40 anos do Multibanco.

Para a associação, é imperativo reforçar a cobertura da rede e garantir que todos os portugueses mantêm o direito de utilização do numerário, o meio de pagamento mais utilizado em Portugal.

A Denária Portugal é uma associação sem fins lucrativos, que defende a utilização do numerário como um meio de pagamento corrente.

A rede de caixas automáticas Multibanco foi lançada em 02 de setembro de 1985. Na altura, foram disponibilizados nove equipamentos em Lisboa e no Porto.

Dados da SIBS, gestora do Multibanco, revelam que hoje existem cerca de 13.000 caixas automáticas em Portugal, que permitem mais de 90 operações diferentes.

No ano passado, foram realizadas 693 milhões de operações na rede de caixas Multibanco, refere.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio