BCP nega qualquer intenção de vender o Millennium Bank
O Banco Comercial Português (BCP) afirma que o Millennium Bank não está à venda, desmentindo, assim, a notícia avançada pelo "Parkiet". O jornal polaco afirma, na edição de hoje, que o banco liderado por Carlos Santos Ferreira teria demonstrado abert na venda do Millennium Bank ao PKO Bank Polski.
O Banco Comercial Português (BCP) afirma que o Millennium Bank não está à venda, desmentindo, assim, a notícia avançada pelo “Parkiet”. O jornal polaco afirma, na edição de hoje, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira teria demonstrado abert na venda do Millennium Bank ao PKO Bank Polski.
Fonte oficial do BCP afirmou ao Negócios que o Millennium Bank não está à venda, dando a mesma explicação que havia dado ao “Parkiet”. A publicação, que não revela onde obteve a informação sobre o possível negócio, acrescenta que as conversações poderiam ter tido apenas como objectivo eventuais cooperações entre as instituições.
A possibilidade da venda do negócio na Polónia, apesar de desmentida, está a ter impacto na negociação do BCP. As acções do banco, que atingiram um mínimo histórico na terça-feira, seguem em alta de 3,29% para 0,63 euros. Chegaram a ganhar um máximo de 4,28% durante a negociação, num dia de fortes ganhos no sector.
Ontem, numa nota de “research”, o banco de investimento UBS alertava para o risco da exposição do BCP à Europa de Leste. “O Millennium Bank está acabado como impulsionador do balanço” do BCP, sublinhando que a unidade polaca “poderá ainda ter um problema com o crédito malparado”.
Acrescentava que o banco liderado por Carlos Santos Ferreira poderá enfrentar perdas avultadas com o negócio na Polónia, estimando o impacto negativo num montante de 100 milhões de euros, “no pior dos cenários”, um reflexo das perdas potenciais com as opções cambiais e a imparidade de crédito.
Mais lidas