Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Covid-19: Metade das empresas beneficiam atualmente de medidas de apoio públicas

De acordo com os resultados do inquérito realizado pelo Banco de Portugal, 50% das empresas beneficiam atualmente de pelo menos uma das medidas de apoio lançadas pelo Governo.

Negócios jng@negocios.pt 04 de Dezembro de 2020 às 12:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Metade das empresas beneficiam atualmente de medidas de apoio públicas decorrentes da pandemia, de acordo com os resultados da edição de Novembro do Inquérito  Rápido e Excepcional às empresas (COVID-IREE) publicado pelo Banco de Portugal. Esta proporção é ligeiramente superior nas empresas de pequena e média dimensão, revela a entidade.

Em causa estão medidas aprovadas pelo Governo de modo a mitigar o impacto da crise gerada pela pandemia covid-19, como por exemplo o apoio à retoma progressiva/ Layoff simplificado;  a moratória ao pagamento de juros e capital de créditos já existentes ou, entre outras, o acesso a novos créditos com juros bonificados ou garantias do Estado.

De acordo com os resultados da edição pontual de novembro do inquérito COVID-IREE, 50% das empresas respondentes beneficiam atualmente de pelo menos uma destas medidas. Esta proporção é ligeiramente superior nas empresas de pequena e média dimensão.

O banco de Portugal explica que a percentagem de empresas beneficiárias varia consoante a medida, situando-se entre 18%, no caso do apoio à retoma progressiva/ Layoff simplificado, e 29% no caso da moratória a créditos já existentes.

"Esta situação é transversal aos setores de atividade, excluindo o Alojamento e restauração", um dos setores mais afetado pela pandemia refletindo o impacto das medidas de distanciamento social e a quebra do turismo, sublinha a entidade. Neste setor, "a proporção de empresas beneficiárias atinge os 81%, com destaque para o recurso ao apoio à retoma progressiva/ Layoff simplificado (57%)".




Ver comentários
Saber mais Covid-19 COVID-IREE economia negócios e finanças
Outras Notícias