EDP Brasil compra participação da Eneva na brasileira Porto do Pecém
A subsidiária brasileira da eléctrica liderada por António Mexia vai pagar 94 milhões por esta posição na empresa que opera e mantém a central termoelétrcia UTE Pecém I.
A EDP – Energias do Brasil, subsidiária a 51% da EDP para o mercado de electricidade brasileiro, assinou um acordo de compra de acções com a Eneva, visando a aquisição de 50% do total do capital e dos direitos de voto da empresa Porto do Pecém Geração de Energia, detida pela Eneva, incluindo empréstimos intragrupo e créditos de carvão e energia.
A Porto do Pecém é uma parceria 50%/50% entre a EDP Brasil e a Eneva, que opera e mantém a central termoeléctrica UTE Pecém I.
O preço de aquisição a pagar pela EDP Brasil à Eneva, relativa à transacção, ascenderá a 300 milhões de reais (93,9 milhões de euros), a pagar aquando da conclusão da mesma, refere o comunicado enviado à CMVM pela EDP.
Adicionalmente, a conclusão da transacção está sujeita a aprovação anterior por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social – BNDES, do Banco Desenvolvimento Inter-Americano – IDB, bem como outras medidas de natureza corporativa e contractual necessárias à efectivação da transferência do capital accionista acima mencionado, conclui o documento.
Mais lidas