pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Euronext vai agendar AG extraordinária para votar ofertas de compra

A Euronext vai garantir aos investidores o “direito de escolha” entre as ofertas de compra apresentadas tanto pela New York Stock Exchange como pela Deutsche Börse, revelou hoje o presidente da Euronext, Jean-François Theodore, na assembleia geral da bols

23 de Maio de 2006 às 12:32

A Euronext vai garantir aos investidores o "direito de escolha" entre as ofertas de compra apresentadas tanto pela New York Stock Exchange como pela Deutsche Börse, revelou hoje o presidente da Euronext, Jean-François Theodore, na assembleia geral da bolsa pan-europeia que está a decorrer em Amesterdão.

Para que seja exercido o poder de escolha, o responsável máximo pela Euronext afirmou que irá ser agendada, assim que possível, uma Assembleia Geral Extraordinária que terá como ponto de ordem a votação das ofertas divulgadas nos últimos dias pela NYSE e pela Deutsche Börse.

A NYSE lançou, no último fim-de-semana, uma oferta de compra sobre a Euronext NV de 8 mil milhões de euros, um valor abaixo dos 8,6 mil milhões de euros oferecidos pela Deutsche Börse, um valor apenas divulgado hoje.

Embora a oferta da bolsa alemã seja mais elevada, Jean-François Theodore continua a considerar que é menos favorável do que a proposta norte-americana. «Talvez uma ligação (à Deutsche Börse) possa ser a melhor solução... mas hoje esse não é provavelmente o caso», afirmou na Assembleia Geral de Accionistas.

As palavras do responsável da Euronext foram proferidas antes da votação de uma moção que favorece a ligação à bolsa de Frankfurt. A proposta de moção foi apresentada antes de se conhecerem os últimos desenvolvimentos nos cenários de concentração, isto é, antes de se conhecerem os valores oferecidos pela bolsa alemã. Theodore apelou aos accionistas que votassem contra a moção apresentada.

Sinergias criadas com a fusão com a Deutsche Börse deverão oscilar entre 124 e 154 milhões de euros

O Conselho de Administração da Euronext NV estima que as sinergias criadas pela proposta de compra da Deutsche Börse oscilam entre 124 e 154 milhões de euros, um valor fica bastante aquém dos 240 milhões estimados pelos responsáveis pela gestão da bolsa de Frankfurt.

John Thain, presidente do NYSE Group, afirmava na segunda-feira, que a ligação à Euronext permitiria uma redução de custos na ordem dos 275 milhões de dólares (cerca de 214, 05 milhões de euros), além de gerar receitas adicionais de 100 milhões de dólares (aproximadamente 77,84 milhões de euros).

Publicidade
C•Studio