Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Iker Casillas lança aceleradora de startups ligadas ao desporto

Novo projeto do antigo guarda-redes espanhol tem LaLiga como um dos principais parceiros.

Iker Casillas – 2 milhões de euros
EPA
Diana do Mar dianamar@negocios.pt 02 de Outubro de 2021 às 14:00
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

Iker Casillas lançou uma aceleradora e incubadora de startups ligadas ao mundo do desporto. Denominada SportBoost, a iniciativa tem como principais parceiros a LaLiga, através da LaLiga Tech, e a ESIC Business & Marketing School.

Segundo a apresentação, feita esta sexta-feira, em Madrid, a SportBoost vai disponibilizar recursos ao nível da assessoria, desenvolvimento de negócios, relações institucionais, bem como acesso a financiamento.

"Desde que tive de me retirar do futebol por causa de um enfarte há dois anos e cinco meses, ficou clara a vontade de ajudar os jovens que estão a começar e de apoiar o empreendimento. O desporto deu-me tudo e gostava de devolver parte do que recebi", afirmou o antigo guarda-redes, em declarações reproduzidas pela imprensa espanhola.

A SportBoost vai apoiar startups que cumpram três regras de ouro: estejam ligadas ao desporto, sejam dirigidas por empreendedores e ofereçam inovação tecnológica. As candidaturas podem ser feitas a partir de agora e até 25 de outubro.

Uma série de fases desenrola-se de seguida, com os projetos a serem sujeitos à análise de diferentes comités, até ser feita uma pré-seleção. Nos cálculos dos promotores do projeto, apenas 20% das empresas candidatas devem conseguir passar a primeira etapa.

A SportBoost já está a trabalhar com a Idoven, a Kognia e a Fly-Fut, três startups que têm como denominador comum o facto de estarem a pôr as novas tecnologias ao serviço do mundo do desporto.

A Idoven dedica-se ao estudo das doenças do coração, de forma pouco invasiva, para ajudar a detetar e a prevenir problemas cardíacos, como enfartes ou a morte súbita, com Iker Casillas a destacar, por motivos óbvios, "a importância de se vigiar o coração".

Já a Idoven redefine a maneira como se diagnosticam as arritmias cardíacas, combinando algoritmos de inteligência artificial em nuvem com a tecnologia "wearable"; enquanto a Kognia tem, nas palavras do antigo internacional, revolucionado o universo da análise tática no futebol, com um software baseado em inteligência artificial, descrito como inovador, capaz de analisar jogos e treinos, em tempo real e de forma automatizada. Uma ferramenta que, de acordo com a imprensa espanhola, já está inclusive a ser usada em diferentes países por técnicos como Xavi Herrnández, Unai Emery ou Paulo Sousa.


A Fly-Fut, por seu turno, é descrita como pioneira no mundo do desporto rei graças à aplicação de drones e inteligência artificial a todas as categorias do futebol, dispondo de um modelo de negócio CaaS como a Spotify ou a Netflix.

Jogadores, treinadores e famílias podem subscrever o serviço que lhes permite assistir aos próprios jogos e aos dos rivais, gravados pela tecnologia dos drones. "Teria dado tudo para ter os vídeos de todos os meus jogos, sobretudo daqueles golos que impedi com nove anos", afirmou Casillas.

 

Ver comentários
Saber mais LaLiga Tech tecnologias de informação negócios (geral) economia negócios e finanças desporto SportBoost
Outras Notícias