pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lloyds entre os bancos que mais dinheiro pediram ao BCE

O Lloyds, banco britânico liderado por Horta Osório, está entre os 800 bancos que se financiaram hoje junto do BCE. Já se sabe algumas instituições que participaram na operação de financiamento a longo prazo, bem como os montantes pedidos.

29 de Fevereiro de 2012 às 14:43

São já várias as entidades que revelaram ter ido ao BCE financiar-se. O Negócios já contactou os bancos portugueses, mas ainda não obteve resposta.

O Lloyds está entre os bancos que pediram maiores montantes. Foram 11,4 mil milhões de euros que a entidade, liderada por Horta Osório, pediu ao BCE. Um banco que não pertence à Zona Euro, mas que tem sucursais na região. Um banco que é actualmente controlado pelo Estado britânico.

Apesar do Lloyds ter ido financiar-se junto do BCE, o responsável máximo pela autoridade monetária do Reino Unido, Mervyn King, já rejeitou a necessidade de ser implementado um programa de financiamento a longo prazo no país. Porque, defende, a banca britânica tem liquidez suficiente.

O governador defendeu que a actuação do BCE fez com que se prevenisse uma corrida aos bancos e por isso, o Banco de Inglaterra não precisa de lançar um programa de concessão de liquidez. No Reino Unido, o banco central “injectou um vasto montante de liquidez, por isso a única coisa de que o sistema bancário britânico não tem falta, é liquidez”, afirmou o Mervyn King durante uma sessão no Parlamento, citado pela Bloomberg.

Intesa foi o que pediu mais dinheiro

O banco italiano Intesa financiou-se em 24 mil milhões de euros junto da autoridade monetária para a Zona Euro, o que, de acordo com os dados já conhecidos e citados pela Bloomberg, é o montante mais elevado pedido por uma entidade bancária.

O Unicredit, também italiano, pediu menos de 12,5 mil milhões de euros. O Mediobanca pediu quatro mil milhões de euros, de acordo com o CEO, Alberto Nagel, e o Unione di Banche Italiane financiou-se em seis mil milhões de euros, segundo uma fonte próxima do banco, citado pela Bloomberg.

Entre os bancos espanhóis, já se sabe que o BBVA pediu 11 mil milhões de euros, e que o Popular também participou na operação, mas não revelou que montante pediu.

O Allied Irish Bank, o segundo maior banco irlandês, também recorreu a esta linha, não tendo revelado quando dinheiro pediu.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio