pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Marktest vende 40% do capital ao grupo WPP

A Marktest Investimentos SGPS, empresa «holding» do grupo Marktest, vendeu uma participação de 40% ao Grupo WPP, um dos maiores grupos mundiais na área de estudos de mercado e serviços de comunicação.

24 de Abril de 2003 às 08:48

A Marktest Investimentos SGPS, empresa «holding» do grupo Marktest, vendeu uma participação de 40% ao Grupo WPP, um dos maiores grupos mundiais na área de estudos de mercado e serviços de comunicação (Kantar, Millward Brown e Research Internacional).

Os restantes 60% ficarão em poder dos actuais accionistas, que se manterão responsáveis pela gestão do grupo, garantindo o centro de decisão nacional, refere a Marktest. Os valores envolvidos não foram revelados pelas partes.

A Marktest concentra as participações nos negócios de estudos de mercado, medição de audiências, análise, planeamento e controlo de investimento publicitário e desenvolvimento do respectivo «software».

Luís Queirós, presidente do conselho de administração da Marktest Investimentos SGPS, referiu que esta «aliança permitirá uma maior consolidação dos seus negócios, sobretudo no plano internacional».

A empresa já tem, através da Markdata, «relações de longa data com a Kantar Media Research (KMR), tanto na América Latina como no Reino Unido e esperamos através deste acordo alargar essa cooperação a outros mercados», acrescenta o mesmo responsável.

Uma admiração de vários anos foi a razão apontada por Andy Brown, CEO da Kantar Media Research que levou o Grupo WPP a optar pela entrada no capital da Marktest.

O objectivo do Grupo WPP passa, segundo o CEO da Kantar, pela «possibilidade de maximizar as oportunidades decorrentes dos vários activos de media detidos pela Marktest, assim como do seu negócio de estudos junto dos consumidores actualmente em expansão em Portugal».

O negócio resulta da parceria entre a Marktest, empresa nacional de audiometria e estudos de mercado e o grupo WPP, por intermédio da equipa de «corporate finance» do Banco de Investimento Global.

Por Paula Brito

Publicidade
C•Studio