Nokia e Intel desenvolvem tecnologia 3D para telemóveis em conjunto
Empresas vão abrir um centro de investigação conjunto na Finlândia. Novas tecnologias ainda não têm data de lançamento.
O 3D continua a ser uma aposta das novas tecnologias e agora é a vez da Nokia e da Intel se juntarem para abrir um centro de investigação conjunto na Finlândia, que se vai focar no desenvolvimento de “software” em três dimensões e em mundos virtuais para os aparelhos móveis.
Segundo a Bloomberg, o Centro Oulu irá criar aplicações para jogos, reuniões no mundo virtual, manipulação de objectivos reais, videochamadas com o uso de hologramas e irá desenvolver o “software” MeeGo (o resultado da fusão nos sistemas operativos das duas firmas) para “smartphones”.
As tecnologias a desenvolver “serão implementadas em pequenos passos durante um longo intervalo de tempo”, segundo o director de alianças estratégicas da Nokia, Mika Setaelae.
Para o responsável técnico da companhia, Rich Green, o 3D tem como objectivo tornar os interfaces mais naturais diminuindo, assim, “a densidade desafiante de informação que se apresenta”.
O novo centro, que deverá empregar cerca de 20 pessoas, foi criado na senda das tentativas da finlandesa em desenvolver aplicações atraentes que consigam fazer frente aos iPhones da Apple.
Em bolsa, a Nokia segue a descer 0,99% para os 7.01 euros, enquanto a Intel fechou a sessão de ontem a cair 1,11% para os 18,70 dólares.
Mais lidas