Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Novacyt anuncia teste para detetar Covid-19 e ações disparam 60%

A empresa de biotecnologia anglo-francesa anunciou um teste capaz de detetar a presença de coronavírus em seres humanos em menos de duas horas. Como reação, as suas ações dispararam 60% na sessão de hoje.

Reuters
Negócios jng@negocios.pt 17 de Fevereiro de 2020 às 14:59
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A anglo-francesa Novacyt anunciou que lançou um teste molecular chamado 'CE-Mark' para detetar num curto espaço de tempo se uma pessoa está infetada com coronavírus e espera agora começar a comercializar o produto em breve, segundo disse o presidente da empresa à Reuters. 

Na sessão de hoje, as ações da empresa de biotecnologia Novacyt, cotada na bolsa de Paris, subiram até cerca de 60%. Desde que os mercados começaram a descontar o efeito do coronavírus, a 20 de janeiro, as ações da cotada dispararam mais de 450%. 

Trata-se de uma empresa pequena com uma capitalização inferior a 50 milhões de euros, mas que tem visto as suas ações dispararem devido aos avanços que tem feito no desenvolvimento deste teste. Agora, que se prevê que o 'CE-Mark' tenha uma forte procura, as ações voltaram a escalar.


"Estou muito satisfeito em anunciar o lançamento do nosso teste Covid-19 CE-Mark, que acreditamos ser o primeiro teste aprovado pela CE-Mark para diagnóstico clínico do novo coronavírus", disse Graham Mullis, CEO da Novacyt, à Reuters, acrescentando que "o teste pode produzir resultados em menos de duas horas".

No final de domingo, tinham sido confirmados 1.770 mortes causadas pelo coronavírus na China e 70.548 casos de infetados. 

Há várias empresas a beneficiar em bolsa com a proliferação do Covid-19, principalmente do ramo da biotecnologia e farmacêutica. Na China, a Tianjin Teda, que organiza campanhas de higiene com a venda de máscaras e outro tipo de proteção, valorizou mais de 150% desde que o vírus se começou a fazer sentir. No mesmo período também a Allmed Medical Products ganhou 135%, por exemplo.
Ver comentários
Saber mais Novacyt Covid-19 CE-Mark China economia negócios e finanças questões sociais política
Outras Notícias