pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Novo Nordisk aumenta lucros, mas promete redução de custos para compensar previsões abaixo do esperado

Vendas do medicamento para a perda de peso Wegovy subiram 67% entre abril e junho.

Novo Nordisk
Novo Nordisk AP/Mads Claus Rasmussen
06 de Agosto de 2025 às 07:50

A Novo Nordisk, empresa dinamarquesa responsável pelos populares medicamentos Ozempic (diabetes) e Wegovy (perda de peso), anunciou um lucro de 55,5 mil milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 7,43 mil milhões de euros ao câmbio atual) no primeiro semestre, o que representa uma subida de 22% em comparação com igual período do ano passado.

As receitas aumentaram 18% para 154,9 mil milhões de coroas dinamarquesas e o lucro operacional subiu 29% para 72,2 mil milhões de coroas dinamarquesas. 

A empresa confirmou, no entanto, o que já tinha revelado na semana passada, que é uma revisão em baixa dos resultados para o restante ano fiscal de 2025. A farmacêutica espera agora que as vendas cresçam entre 8% e 14% (anteriormente entre 13% e 21%), enquanto o lucro deverá crescer entre 10% e 16% (anteriormente entre 16% e 24%). Valores que ficam abaixo das primeiras estimativas da empresa e que , o que numa semana.

O aumento da concorrência na área dos medicamentos para a perda de peso, assim como um maior consumo de de versões manipuladas em farmácia do composto GLP-1 (que está na base dos medicamentos bem-sucedidos da farmacêutica), ajudam a explicar as previsões em baixa para o que resta do ano. Ainda assim, só no segundo trimestre, as vendas do medicamento Wegovy aumentaram 67%.

Para "sossegar" os investidores, o ainda presidente executivo da Novo Nordisk, Lars Fruergaard Jørgensen, que está de saída da empresa, revelou na apresentação de resultados que a gigante dinamarquesa está a "tomar medidas para melhorar ainda mais a nossa execução comercial e garantir eficiências na nossa estrutura de custos, ao mesmo tempo que continuamos a investir no crescimento futuro", cita a agência Reuters.

Nesta quinta-feira, 7 de agosto, Maziar Mike Doustdar passa a ser o novo presidente executivo (CEO) da Novo Nordisk.

(Notícia atualizada às 08:03)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio