pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Sonae IM investe na tecnológica CB4

A Sonae IM entrou no capital da CB4, cujo software recorre à aprendizagem automática e a algoritmos avançados com inteligência artificial para identificar elevada procura local de produtos específicos.

Eduardo Piedade, director da Sonae E.Ventures
Eduardo Piedade, director da Sonae E.Ventures Direitos Reservados
27 de Março de 2019 às 08:30

A Sonae IM acaba de investir na CB4, cuja atividade se centra no desenvolvimento de software de inteligência artificial que melhora em loja a experiência do consumidor, informou a empresa esta quarta-feira, 27 de março.

A ronda de financiamento série B, de 16 milhões de dólares, foi liderada pelo fundo britânico Octopus Ventures com a participação da Sonae IM e dos investidores existentes, Sequoia Capital e Pereg Ventures.

Eduardo Piedade (na foto), CEO da Sonae IM, braço de investimento da Sonae especializado em tecnologias para retalho, tecnologias para telecomunicações e cibersegurança, destaca que "a CB4 tem uma equipa de topo, que desenvolveu uma tecnologia baseada em inteligência artificial para apoiar retalhistas físicos a lidar com ineficiências operacionais, com impacto direto e mensurável em receitas".

"Os retalhistas que utilizam o software da CB4 observam um aumento de 0,5-2% em vendas, experiência de compra melhorada e aumento na disponibilidade de produtos", destaca o comunicado da Sonae IM.

"Lê-se muito sobre gigantes do e-commerce, mas as vendas online contabilizam apenas 14% do retalho total," refere por seu lado Eyal Rabinovich, "partner" da Octopus.

"Existe uma enorme oportunidade para as retalhistas conseguirem proporcionar uma melhor experiência de compra aos seus consumidores. A procura por tecnologias fáceis de integrar e utilizar, com claro retorno sobre o investimento, nunca foi tão grande. Liderámos esta ronda, porque a CB4 tem um histórico sustentado de apoio a retalhistas nestas dimensões", acrescenta o mesmo responsável.

Já Yoni Benshaul, CEO da CB4, considera "fantástico ter o apoio de investidores tão experientes e respeitados". "Temos observado um crescimento extraordinário nos últimos anos, e temos visto alguns dos maiores retalhistas adotar com sucesso o nosso software para melhorar a sua execução em loja. Estamos empenhados nestas parcerias e vamos continuar a desenvolvê-las à medida que expandimos a nossa oferta de serviços e base de clientes."

"O que me impressionou na CB4 foi a escalabilidade do seu software e equipa", comenta por sua vez Haim Sadger, membro do board na Sequoia Capital. "Não é apenas enterprise software. Temos visto a CB4 a acrescentar valor tanto em pequenas cadeias regionais como em retalhistas multinacionais com milhares de lojas".

O software da CB4 utiliza aprendizagem automática (também chamada de aprendizagem de maquia - machine learning) e algoritmos avançados com inteligência artificial para identificar elevada procura local de produtos específicos. Quando um produto não vende nos níveis previstos, a CB4 envia um alerta para o gerente de loja, destacando a falha na execução e sugerindo soluções para resolução do problema.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio