Sonae Capital regista prejuízos de 5,4 milhões de euros (act.)
A empresa passou de um lucro de 22,9 milhões de euros, no primeiro semestre de 2009, para um prejuízo de 5,4 milhões de euros. Este valor superou as previsões dos analistas.
O CaixaBI antecipava um prejuízo de 2,8 milhões de euros no primeiro semestre do ano, devido a uma quebra de 44% das receitas.
Os dados divulgados pela Sonae Capital após o fecho do mercado confirmam uma queda das receitas de 45% para um total de 89,3 milhões de euros devido à "diminuição das vendas no troiaresort".
No entanto, os prejuízos da cotada superaram largamente o previsto pelo banco de investimento. A empresa liderada por Belmiro de Azevedo registou um prejuízo de 5,4 milhões de euros, após um lucro de 22,9 milhões de euros no período homólogo.
A maior parte deste prejuízo (5,2 milhões de euros) foi registado no primeiro trimestre do ano, altura em que a empresa foi penalizada por perdas relacionadas com investimentos e a participações em empresas associadas.
No segundo trimestre, a Sonae Capital registou um prejuízo de 200 mil euros, o que compara com um lucro de 13 milhões de euros no período homólogo.
"O resultado líquido do primeiro semestre inclui 1,5 milhões de euros positivos relativos a resultados de empresas associadas, a maior parte dos quais respeitam ao Fundo Imosede, e 0,5 milhões de euros negativos relativos a resultados de investimentos, incluindo 1,5 milhões de euros resultantes do ganho na venda da sociedade Essences Fines assim como perdas por imparidades em participações associadas", refere o comunicado da Sonae Capital à CMVM.
No primeiro semestre do ano, o EBITDA da cotada caiu 95,5% para os 2 milhões de euros. Esta queda superou as previsões do CaixaBI, que apontavam para um EBITDA de 3,8 milhões de euros.
As acções da Sonae Capital fecharam inalteradas nos 50 cêntimos por acção.
Mais lidas