Suzuki faz ultimato à Volkswagen
Fabricante japonesa queixa-se de quebras do contrato assinado há dois anos, e que estabelecia a parceria entre as duas fabricantes, designadamente o não fornecimento da tecnologia híbrida da marca alemã.
Na carta enviada à VW, publicada na Bloomberg, o presidente da Suzuki, Osamu Suzuki, lembra que "a aliança tinha como objectivo facilitar o acesso da Suzuki à tecnologia de base da VW", algo que não se verificou. O líder da fabricante japonesa prossegue: "Estou desapontado com o facto de não termos recebido aquilo que foi prometido. Se a VW não nos permitir o acesso, tem que devolver as acções da Suzuki", conclui Suzuki.
Mas as queixas de quebra de contrato vão nos dois sentidos, uma vez que, já em Setembro passado a VW acusava a marca japonesa de ter comprado motores à FiatSpa. Facto que foi prontamente negado pelo presidente da Suzuki, que exigiu um pedido de desculpas formal.
Com o extremar de ambas as posições, a parceria que apenas tem cerca de dois anos parece estar assim a caminho do seu final, numa altura que não é favorável para a VW. A fabricante liderada por Martin Winterkorn está em negociações para se fundir com a Porsche.
Mais lidas