pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Tekever compra aeroporto no País de Gales e cria centro para drones de defesa

A empresa e unicórnio português transformará a infraestrutura num centro de testes para sistemas não tripulados, com um programa avaliado em 400 milhões de libras.

Tekever
Tekever D.R.
21 de Julho de 2025 às 11:49

A Tekever, tecnológica portuguesa especializada no desenvolvimento e produção de drones, anunciou a aquisição do West Wales Airport, no País de Gales. Com esta operação, o  dá um passo estratégico no reforço das suas capacidades no Reino Unido, com impacto direto no programa de defesa britânico Overmatch, avaliado em 400 milhões de libras (cerca de 462 milhões de euros ao câmbio atual).

Este aeroporto, que dispõe de 2.500 milhas quadradas de espaço aéreo restrito sobre terra e mar, é considerado um dos melhores locais da Europa para o teste e avaliação de sistemas aéreos não tripulados (UAS). Desde 2023 que a Tekever utiliza as instalações para testar drones como o AR3. Agora, com a aquisição, o espaço passará a integrar de forma permanente a estratégia da empresa para o Reino Unido e aliados da NATO para se tornar “uma pedra basilar no ecossistema de inovação da defesa do Reino Unido”.

A compra do West Wales Airport está integrada na vertente Network do programa Overmatch, que pretende expandir infraestruturas de testes e avaliação para acelerar os ciclos de inovação em defesa. A empresa sublinha que o acesso a ambientes reais para ensaios operacionais, como se tem visto em cenários , é essencial para garantir vantagem competitiva.

Sob a gestão da Tekever, o aeroporto será transformado num centro dedicado ao teste e desenvolvimento de sistemas autónomos, acessível a organismos públicos, parceiros internacionais e empresas do setor da defesa. A aposta deverá também gerar benefícios de longo prazo para a região, com a “criação de empregos qualificados e novas oportunidades para negócios e talentos locais”.

Para Ricardo Mendes, CEO da Tekever, este é um passo natural. “West Wales tem sido central nas nossas operações no Reino Unido e no crescimento global – permitiu-nos integrar uma comunidade dinâmica, com excelente infraestrutura e pessoas incríveis. À medida que o investimento em defesa cresce e as ameaças geopolíticas aumentam, a procura por sistemas autónomos baseados em IA não para de crescer”, referiu em comunicado, prometendo um aceleramento dos investimentos e um ritmo mais rápido no cumprimento do programa Overmatch, que está “apenas no início”.

O investimento foi também saudado pelo governo galês. Rebecca Evans, secretária do governo para a Economia, Energia e Planeamento, afirmou que a expansão “trará benefícios significativos tanto para o ecossistema nacional de defesa como para a economia regional do centro e oeste do País de Gales”.

Com este movimento, a Tekever reforça a sua posição enquanto referência internacional na área dos drones e consolida a sua presença no Reino Unido num momento em que a guerra tecnológica, a inovação acelerada e a segurança coletiva ganham nova centralidade nas estratégias europeias e atlânticas. Recentemente, a Tekever finalizou também a , uma empresa de Lisboa focada na inovação na vertente do utilizador.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio