pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

E vão sete. Tekever recolhe investimento e atinge estatuto de unicórnio

A empresa de sistemas aéreos não tripulados recolheu novo financiamento junto dos investidores e a sua avaliação superou os mil milhões de libras, tornando-a no mais recente unicórnio português.

Ricardo Mendes administrador da Tekever
Ricardo Mendes administrador da Tekever Miguel Baltazar
06 de Maio de 2025 às 11:46

A Tekever é o mais recente unicórnio com ADN português, juntando-se à lista dos seis já existentes. O fornecedor de drones de IA conseguiu uma avaliação superior a mil milhões de libras (1,2 mil milhões de euros) após captar mais financiamento junto dos atuais investidores. 

O capital foi captado junto da Ventura Capital, Baillie Gifford, Iberis Capital, Crescent Cove e o Nato Innovation Fund. No entanto, a empresa portuguesa não revelou o montante que conseguiu captar junto dos investidores. 

"Este marco consolida a Tekever como líder europeia em DefTech e impulsiona a sua expansão contínua pela Europa, à medida que a empresa procura a liderança global em defesa e segurança autónoma com base em IA", escreve a Tekever em comunicado. 

Este estatuto coincide com o lançamento de um programa de desenvolvimento de 400 milhões de libras no Reino Unido. Com a duração de cinco anos, a empresa fundada por Ricardo Mendes admite que este é um programa "ambicioso", mas que visa transformar a indústria de defesa do Reino Unido e orientá-la para as novas tecnologias, criando ainda mil novos postos de trabalho. 

O CEO Ricardo Mendes admite que esta ronda de financiamento vai ajudar a missão da Tekever em inovar o ecossistema da defesa e capacitar as empresas. "O apoio contínuo dos nossos investidores reflete a sua confiança na nossa visão, tecnologia e sucesso a longo prazo".

No mesmo comunicado, os investidores demonstram "entusiasmo" em relação "à próxima fase de crescimento" da empresa, que pretende colocá-la como líder no setor onde atua.

A Tekever já tinha captado 70 milhões de euros em novembro do ano passado, o que ajudou a impulsionar a sua avaliação.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio