Combustíveis regressam às subidas mas aumentos serão ligeiros
Depois de quatro semanas seguidas sem aumentos, os preços dos combustíveis deverão voltar a ficar mais caros em Portugal a partir da próxima semana.
PUB
Contudo, de acordo com os cálculos do Negócios, os aumentos previstos são ligeiros, abaixo de 1 cêntimo por litro na gasolina e também no gasóleo, sendo que neste último caso os preços até podem ficar estáveis.
O preço da gasolina simples nos postos de abastecimento em Portugal baixou perto de 3 cêntimos nas últimas três semanas e, de acordo com a Direção Geral de Energia, deverá aumentar meio cêntimo na próxima segunda-feira. A confirmar-se, ficará com um preço médio de 1,48 euros por litro.
PUB
No caso do gasóleo o aumento previsto, tendo em conta os cálculos do Negócios, também é de 0,5 cêntimos, pelo que o preço médio deverá subir para 1,37 euros depois de descida de quase 2 cêntimos em quatro semanas. Fonte do setor diz que os preços podem até nem mexer.
PUB
Este agravamento de preços surge depois de uma semana em que as cotações do gasóleo e da gasolina aumentaram cerca de 1% nos mercados, sendo que a valorização do euro face ao dólar impediu um agravamento mais acentuado nos preços dos combustíveis.
PUB
A evolução dos preços dos combustíveis é calculada pelo Negócios, tendo por base a evolução dos derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Ainda assim, a evolução dos custos dependerá de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.
PUB
Os cálculos do Negócios têm por base contratos diferentes dos seguidos pelas petrolíferas (ainda que a evolução costume ser semelhante), sendo que os dados disponíveis para o Negócios só estão disponíveis até quinta-feira (faltando um dia de negociação).
Quão virtuosa é a virtude?
Confundir jornalismo com ativismo
Mais lidas
O Negócios recomenda