Efacec já tem candidatos à compra da posição de Isabel dos Santos
O processo de venda da posição de Isabel dos Santos na Efacec está marcha e o seu desfecho será rápido. Já existem diversas manifestações de interesse na aquisição da participação de 67,2% da empresária angolana, as quais partiram de fundos de investimentos e também de empresas industriais, tanto nacionais como internacionais, sabe o Negócios.
PUB
Isabel dos Santos comunicou a sua decisão de abandonar a Efacec no passado dia 14 de janeiro na sequência do caso Luanda Leaks, tendo solicitado ao conselho de administração que iniciasse desde logo as diligências necessárias para concretizar este objetivo.
O outro acionista da Efacec é a MGI Capital. Esta sociedade, detida pelos grupos Mello e TMG, controla 28% do capital, os quais têm acompanhado a evolução deste processo.
PUB
A empresária havia assumido o controlo maioritário da empresa em 2015, através da holding Winterfell, nome inspirado na séria de Guerra dos Tronos (Winterfell era a capital do Norte, principal palco de uma das famílias protagonistas da série da HBO).
Quando Isabel dos Santos comprou a Efacec a empresa estava em falência técnica, tendo regressado aos lucros em 2016. Em 2018 fechou o exercício com lucros de 14,1 milhões de euros, tendo registado uma faturação de 433,2 milhões de euros, 75% da qual se ficou a dever a vendas para o exterior.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda