Galp desiste de projeto de lítio com a Northvolt
A Galp decidiu não avançar com construção do projeto Aurora, uma refinaria de lítio em Setúbal em parceria com a Northvolt, depois de a empresa sueca ter comunicado à petrolífera portuguesa a decisão de travar o investimento no projeto este ano.
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"Desde então, a Galp procurou identificar novas parceiras internacionais, mas sem sucesso", disse a petrolífera portuguesa esta terça-feira em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A Galp tinha estabelecido que tomaria uma decisão sobre o investimento, que inicialmente deveria estar concluído em 2026, ainda este ano.
O projeto Aurora, uma parceria em partes iguais entre a Galp e a fabricante sueca de baterias elétricas, trabalhava desde 2021 para estabelecer uma refinaria de conversão de lítio em Setúbal, pretendendo abastecer a indústria de baterias através do aproveitamento das reservas de lítio portuguesas, lembra a Galp no comunicado.
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"Apesar dos esforços significativos, que incluíram a reunião de uma equipa qualificada, a condução de estudos de engenharia, a preparação de estudos de engenharia e a procura de incentivos e financiamento, o contexto atual e a incapacidade de contar com um parceiro internacional tornou impossível continuar com o projeto", refere a Galp.
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No ano passado, a Northvolt estimava que o custo de desenvolvimento da refinaria em Setúbal seria de 700 milhões de euros. A construção da fábrica deveria ser paga conjuntamente pela Galp e pela Northvolt, mas as duas empresas procuraram depois financiamento e apoios da União Europeia, nomeadamente através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Northvolt enfrentou entretanto graves dificuldades financeiras, tendo apresentado na semana passada um pedido de proteção contra credores ao abrigo do capítulo 11 da Lei de Insolvências dos EUA, seguindo-se a demissão do CEO e cofundador da Northvolt, Peter Carlsson, na sexta-feira.
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A empresa sueca gerou grandes expectativas, ao procurar contrariar a dependência dos fabricantes de automóveis ocidentais em relação aos seus rivais chineses. No entanto, de acordo com o CEO demissionário, citado pela Reuters, a Northvolt precisa de angariar entre mil milhões e 1,2 mil milhões de dólares para conseguir reerguer o negócio.
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