Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDPR assegura financiamento de 2,9 mil milhões de euros para parque eólico na Escócia

O consórcio Moray Offshore Windfarm, composto pela EDP Renováveis, Diamond Generating Europe Limited e ENGIE, fechou os contratos de financiamento para a construção de um parque eólico offshore de 950 megawatts na Escócia.

Miguel Baltazar/Negócios
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 28 de Novembro de 2018 às 20:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O consórcio Moray Offshore Windpark (East) Limited (MOWEL), composto pela EDP Renováveis, Diamond Generating Europe Limited e Engie, fechou esta quarta-feira os contratos de financiamento para construir no mar do Norte, na Escócia, um parque eólico offshore [no mar] de 950 MW, informa o comunicado divulgado junto da CMVM.

 

Os acordos de financiamento do projecto foram assinados hoje com um sindicato de 16 bancos comerciais, bem como com a Agência de Crédito à Exportação da Dinamarca e o Banco do Japão para Cooperação Internacional, acrescenta o documento.

 

"O financiamento é composto por um ‘project finance’ que inclui dívida sénior de £ 2,1 mil milhões, juntamente com outros instrumentos de dívida de £ 0,5 mil milhões e um equity bridge loan facility para cobrir parte das necessidades de capital".

 

A dívida sénior e os outros instrumentos de dívida que compõem este financiamento ascende assim a 2,93 mil milhões de euros.

 

A conclusão está prevista ocorrer até ao final do ano e o parque eólico deverá estar operacional em 2022, refere o comunicado. 

 

O projecto MOWEL tinha garantido em Setembro de 2017 um contrato por diferença (CFD) de 15 anos, para o fornecimento de 950 MW de geração eólica offshore a £57.5/ MWh [85,1 euros/MWh] (baseado em tarifas de 2012).

 

Os CFD permitem assumir, a partir de um pequeno montante, posições muito elevadas, pelo que o potencial de ganhos e perdas é maximizado. São produtos derivados, negociados fora de bolsa, e a sua evolução depende do índice ou do activo subjacente. 

Ver comentários
Saber mais EDP Renováveis Diamond Generating Europe Limited ENGIE Escócia energia
Mais lidas
Outras Notícias