Energia Galp multada em 80 mil euros em Espanha por manipulação do mercado de gás

Galp multada em 80 mil euros em Espanha por manipulação do mercado de gás

O regulador de concorrência de Espanha aplicou uma multa de 80 mil euros à Galp Gas Natural por manipulação do mercado.
Galp multada em 80 mil euros em Espanha por manipulação do mercado de gás
Sara Matos
Sara Antunes 30 de novembro de 2018 às 08:34

A Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC) multou a "Galp Gas Natural em 80 mil euros por manipulação do mercado organizado do gás", revela o regulador através de comunicado.

"A CNMC sancionou a Galp Gas Natural cm uma multa de 80 mil euros por uma infracção grave" de "manipulação do mercado de gás", revela a mesma fonte.

 

O regulador realça que "provou que a Galp Gas Natural levou a cabo uma série de comportamentos anómalos no dia 17 de Janeiro de 2017" na negociação do produto. Em causa está a negociação naquele dia específico do produto Diario D+1.

 

"A empresa estava disposta a comprar o gás, com entre a 18 de Janeiro de 2017, 7% mais caro do que o preço a que tinha vendido apenas minutos antes", explica o comunicado, que adianta que esta prática "tinha o objectivo de fixar o preço final diário do produto num nível artificialmente alto, através de transacções com o volume mínimo permitido."

A Concorrência explica ainda que a operação foi realizada "apenas 3 segundos antes do fecho da negociação do mercado, definindo um preço do produto Diario D+1 que se situou acima do resto dos preços de referência do mercado para esse produto."

 

"Depois da análise destes e outros elementos, a CNMC concluiu que a Galp Gas Natural, com o seu comportamento, fez uma prática de manipulação do mercado ao fixar o último preço diário, num nível artificial."

 

O regulador aplicou assim "uma sanção de 100 mil euros à empresa", tendo "a quantia da multa sido reduzida em 20%." 

(Notícia actualizada às 08:50 com mais informação)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI