Lucro da REN cresce 23,4% até setembro para 103,9 milhões
A subida dos lucros ficou a dever-se a uma melhoria dos resultados financeiros, bem como a efeitos fiscais positivos, que se refletiram numa redução dos impostos pagos (menos 27 milhões de euros).
- 2
- ...
A REN – Redes Energéticas Nacionais fechou os primeiros nove meses deste ano com lucros de 103,9 milhões de euros, mais 23,4%, ou 19,7 milhões, do que o registado em igual período do ano passado, anunciou esta quinta-feira a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiiário (CMVM).
De acordo com a empresa, a melhoria dos resultados financeiros (mais sete milhões de euros, por via da redução da dívida líquida), contribuiu bastante para isso, bem como efeitos fiscais positivos, que se refletiram numa redução dos impostos pagos (menos 27 milhões de euros).
Já o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) situou-se nos 3836,6 milhões de euros entre janeiro e setembro, uma quebra de 1,3%, o que reflete uma subida dos custos operacionais e uma redução das outras receitas no mercado doméstico, que foi parcialmente compensado pela melhoria no desempenho nos mercados externos, com as receitas no Chile a subirem 33,9%, para 16,7 milhões de euros.
A dívida líquida da empresa atingiu os 2.441,7 milhões de euros, o que representa uma redução de 4,9%. Excluindo o efeito dos desvios tarifários, a dívida aumentou 0,4%, para 2.367,1 milhões.
Mais lidas