pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Mercado regulado volta a ser mais vantajoso face às ofertas liberalizadas de gás natural

Nenhum comercializador apresenta preços inferiores à tarifa regulada. Só a EDP oferece ligeiras poupanças nas ofertas duais, calcula o regulador.

Tarifas de gás natural sobem 1,5% para famílias no mercado regulado em Portugal continental
Tarifas de gás natural sobem 1,5% para famílias no mercado regulado em Portugal continental Fabian Sommer / picture-alliance / dpa / AP Images
07 de Outubro de 2025 às 10:51

O mercado regulado mantém-se a opção mais económica para a maioria das famílias portuguesas.

No terceiro trimestre de 2025, nenhuma das 13 comercializadoras de gás natural no mercado liberalizado apresentou preços inferiores à tarifa regulada, de acordo com Boletim de Ofertas Comerciais de Gás Natural divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Acrescenta que apenas a EDP Comercial oferece pequenas poupanças nas ofertas duais (gás + eletricidade) e mesmo essas são residuais.

De acordo com a ERSE, "as poupanças no mercado liberalizado são nulas, não existindo qualquer oferta comercial mais competitiva do que o mercado regulado, para os três consumidores tipo". No gás natural, a LuziGás apresenta as faturas mais baixas dentro do mercado livre, mas ainda assim entre 18% e 24% acima da tarifa regulada.

Para o  consumidor tipo 1 (casal sem filhos) "a LuziGás é a que tem menor fatura mensal, para além da tarifa regulada, com um valor de 18,91 euros por mês", contra 16,02 euros no mercado regulado, aponta o regulador.

No caso do consumidor tipo 2 (casal com dois filhos), a oferta da LuziGás é de 36,41 euros mensais e para o consumidor tipo 3 (casal com quatro filhos) é de 74,76 euros, versus 30,52 euros e 60,44 euros no mercado regulado, respectivamente.

“Ao longo do período em análise, a oferta de gás de menor valor foi sempre menos competitiva do que a tarifa do mercado regulado", conclui a ERSE.

Nas ofertas duais, que combinam o fornecimento de gás e eletricidade, o panorama é ligeiramente menos desfavorável, destaca o regulador, mas ainda longe de justificar uma mudança de contrato.

A EDP Comercial é a única empresa que consegue ultrapassar a tarifa regulada, ainda que levemente. A oferta “Gás + Eletricidade NOS (DD+FE)” permite uma poupança mensal de 1,37 euros, equivalente a 2,6%, para o consumidor tipo 1. Já a “Gás + Eletricidade NOS (DD+FE) - Digital 2025” representa uma redução de 1,65 euros/mês, ou 0,6%, para o consumidor tipo 3.

Para o consumidor tipo 2, não há qualquer vantagem — a tarifa regulada continua a ser mais barata.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio