Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Micro electrolisador Hevo da Fusion Fuel vai ser certificado pelo ISQ

As primeiras unidades Hevo-Solar (com micro eletrolisador) da Fusion Fuel já foram instaladas em Évora. Esta tecnologia permite "maximizar a exposição solar" e produzir até duas toneladas de hidrogénio verde por ano.

DR
Bárbara Silva barbarasilva@negocios.pt 04 de Julho de 2022 às 19:23
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O novo micro electrolisador Hevo da Fusion Fuel, empresa portuguesa especializada em soluções de energia solar e hidrogénio verde, vai ser submetido a um processo de certificação de parâmetros operacionais pelo Centro de Interface e Tecnologia (ISQ) e pela TUV SUD, multinacional especializada em ensaios técnicos de certificação. 

De acordo com Nuno Lopes Filipe, Business Development Director da Fusion Fuel, a tecnologia de produção de hidrogénio Hevo-Solar (que integra o eletrolisador em miniatura Hevo) permite "maximizar a exposição solar" e produzir até duas toneladas de hidrogénio verde por ano.

A Fusion Fuel marca presença no ecossistema de hidrogénio verde que está a nascer na região de Sines, com o objetivo de produzir o gás renovável para fornecer a outras empresas, sendo que já estão em conversações sólidas com algumas delas. Quanto a eletrolisadores, vão fornecê-los à KemEnergy que tem um projeto de 5 hectares também em Sines.

As primeiras unidades Hevo-Solar (com micro eletrolisador) da Fusion Fuel já foram instaladas em Évora. Na cidade alentejana, a Fusion Fuel continua com dois projetos projeto piloto (H2Évora e GreenGas Évora) para produzir hidrogénio verde na "primeira fábrica em Portugal" que servirá para injetar na rede e também para alimentar uma pilha de combustível e gerar energia elétrica, que deverá arrancar daqui a um ano.

Quanto ao processo de certificação do Hevo Solar "será realizado através de uma joint-venture entre a TUV Sud e o ISQ permitindo agregar diversas capacidades técnicas destes dois grandes grupos industriais do sector das TIC, Testing, Inspection and Certification", explica Pedro Matias, presidente do ISQ, acrescentando: "Vamos acompanhar um projecto inovador e de referência mundial que vai revolucionar a produção de Hidrogénio já que este micro electrolisador permitirá um custo de produção bastante competitivo, um marco que só se esperava alcançar no final desta década".

"A produção de hidrogénio verde de forma descentralizada e acessível estará disponível brevemente e o ISQ está comprometido com o sucesso desta nova abordagem", salienta Rodrigo Cunha, responsável do departamento de soluções integradas de engenharia.

O ISQ integra também um grande consórcio em Sines, o GreenH2Atlantic, que visa demonstrar a viabilidade do hidrogénio verde numa escala de produção e aplicação tecnológica sem precedentes em Sines.
Ver comentários
Saber mais TUV SUD Hevo-Solar da Fusion Fuel Évora ISQ Hevo Solar da Fusion Fuel energia
Outras Notícias