Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal é o quarto país da UE que mais consome energia produzida por renováveis

Eurostat indica que, em 2020, a energia renovável representou 37,5% do consumo bruto de eletricidade em toda a UE, o que corresponde a um aumento de 0,3 pontos percentuais face ao ano anterior. Portugal está entre os seis países que consomem mais de metade da energia renovável produzida.

Da energia eólica, hídrica, solar, biomassa até ao autoconsumo, as renováveis rumam aos mercados.
Paulo Whitaker/Reuters
Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 26 de Janeiro de 2022 às 10:56
  • Partilhar artigo
  • 6
  • ...
A energia renovável representou 37,5% do consumo bruto de eletricidade em toda a União Europeia (UE) em 2020, segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Eurostat. Portugal foi o quarto país com mais eletricidade produzida a partir de energias renováveis, atrás da Áustria, Suécia e Dinamarca. 

Os dados do Eurostat apontam para um aumento médio de 0,3 pontos percentuais em toda a UE, em 2020, no consumo bruto de eletricidade produzida a partir de fontes de energia renováveis (solar, eólica, hídrica, biomassa e outras), face ao ano anterior (34%).

A energia eólica e hídrica representaram mais de dois terços do total de eletricidade gerada na UE a partir de fontes renováveis, com um peso de 36% e 33%, respetivamente. A restante fatia de energias renováveis produzida vem da energia solar (14%), biocombustíveis sólidos (8%) e outras fontes renováveis ??(8%).

A energia solar continua a ser a que mais cresce na UE, tendo em conta que em pouco mais de 10 anos aumentou de cerca de 1% da eletricidade consumida na UE para 14% em 2020.

Apesar de a média europeia de consumo bruto de eletrcidade gerada por fontes renováveis ser de 37,5%, há dois Estados-membros que consomem mais de 70% da eletrecidade produzida a partir de renováveis. São eles a 
Áustria (78%) e na Suécia (75%).

Seguem-se a Dinamarca (com 65%), Portugal (58%) e a Croácia e Letónia (ambos 53%), com mais de metade da energia renovável que produzem a ser consumida pelos próprios.

No final da tabela, com um consumo inferior a 15% da energia renovável produzida, estão Malta (com 10%), Hungria e Chipre (ambos 12%), Luxemburgo (14%) e República Checa (15%).
Ver comentários
Saber mais União Europeia Portugal Eurostat economia negócios e finanças energia energias alternativas
Outras Notícias