Qatar Energy freta navios na Ásia para assegurar entregas
São 19 navios de transporte de gás natural liquefeito em construção por empresas da Ásia. Acordos surgem numa altura em que o Catar pretende reforçar a produção e assumir liderança no mercado.
A Qatar Energy assinou quatro acordos para fretar 19 navios de transporte de gás natural liquefeito (GNL) de operadores navais asiáticos, numa altura em que se prepara para aumentar a produção.
A medida foi anunciada pelo diretor executivo da Qatar Energy, Saad al-Kaabi, este domingo, 31 de março. Numa cerimónia em Doha, a empresa estatal assinou contratos para fretar seis navios da CMES LNG Carrier Investment, da China, seis navios de outra empresa chinesa, a Shandong Marine Energy, e três navios da MISC, da Malásia.
Quinze navios serão construídos na Samsung Heavy Industries da Coreia do Sul, informou a QatarEnergy. Outros quatro serão explorados por uma empresa comum da Kawasaki Kisen Kaisha e da Hyundai Glovis e estão a ser construídos pelos construtores navais sul-coreanos Hanwha Ocean.
Os acordos assinados no domingo elevam o número total de navios que a Qatar Energy contratou para 104, adiantou a empresa, 43 dos quais serão fretados pela afiliada Qatar Energy Trading.
Os 19 novos navios de GNL anunciados este domingo terão, cada um, uma capacidade de 174.000 metros cúbicos, segundo a Qatar Energy, e surgem numa altura em que o Catar está a aumentar a sua capacidade de produção anual a partir do Campo Norte para 142 milhões de toneladas até 2030, contra os atuais 77 milhões de toneladas.
Ao fazê-lo, deverá restabelecer o seu domínio no mercado mundial de GNL, face a uma perda de peso de Austrália e EUA neste mercado. Em outubro do ano passado, por exemplo, a Qatar Energy assinou um contrato de longo prazo para o fornecimento de gás natural liquefeito à energética francesa Total, por 27 anos e com início das entregas apontado para 2026.
Mais lidas