Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo vai investir 240 milhões no antigo estádio das Antas

Nos terrenos do antigo recinto do FC Porto, ao abandono desde que foi demolido, há já 16 anos, vão nascer mais de mil apartamentos, com o início da construção dos primeiros 180 previsto para o final do próximo inverno.

Rui Neves ruineves@negocios.pt 03 de Dezembro de 2020 às 13:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 9
  • ...

Inaugurado em 28 de maio de 1952, numa cerimónia marcada por um jogo com o Benfica, que goleou os anfitriões por 8-2, o Estádio das Antas foi a casa do FC Porto durante 52 anos.

 

O último jogo oficial realizado neste estádio foi a 24 de janeiro de 2004, frente ao Estrela da Amadora, com a vitória dos azuis e brancos por 2-0.

 

Demolido após os portistas passarem a jogar no Estádio do Dragão, mesmo ao lado, do antigo recinto ainda continua de pé uma torre de iluminação.

 

Abandonados há 16 anos, com alguns empreendimentos a nascer na envolvência, os terrenos onde se erguia o Estádio das Antas já têm destino traçado.

 

Numa área de aproximadamente 100 mil metros quadrados irá nascer o Antas Atrium, um condomínio residencial com mais de mil apartamentos, com o início da construção dos primeiros 180 previsto para março do próximo ano.

 

"A boa notícia é que vamos iniciar a obra no primeiro trimestre de 2021. Estamos numa fase muito avançada de análise de propostas de parcerias – digo parcerias que é a forma como gostamos de ver as empresas de construção – para ver quem é o nosso parceiro nesta grande obra", afirmou o presidente da sociedade promotora, Carlos Vasconcelos, na Semana da Reabilitação Urbana e citado pelo site Idealista.

 

Antas Atrium terá piscina coberta, ginásio e amplos jardins envolventes

 

Num investimento orçado em 240 milhões de euros, o Antas Atrium é o mais recente projeto de um novo fundo criado pela "joint venture" estabelecida entre a portuguesa Quantico e os espanhóis da Albatross Capital, que é liderada por Carlos Vasconcelos, que foi CEO de alguma das maiores empresas portuguesas e brasileiras, como a PT Comunicações, a PT Internacional, a Telesp Celular ou a Global Telecom.  

 

Constituído por seis lotes independentes, o Antas Atrium deverá desenvolver-se em outras tantas fases, nos próximos seis a oito anos, com preços de venda de 3.500 euros o metro quadrado.

 

De acordo com a página oficial da Quantico na internet, o empreendimento terá uma área bruta de construção de 156 mil metros quadrados, dos quais 103 mil acima do solo, com oito a 12 pisos, e 53 mil abaixo do solo, com um a cinco pisos, prevendo um total de 1.300 lugares de estacionamento.

 

Ainda segundo o mesmo site da sociedade imobiliária, o Antas Atrium será dotado de um conjunto de equipamentos, como piscina coberta, lavandaria, ginásio, salas multiusos, parque infantil e uma zona verde, que ligará todo o interior, numa área superior a 15 mil metros quadrados.

 

Quantico/Albatross desenvolve 14 projetos imobiliários em Portugal

 

A Quantico/Albatross afiança que gere atualmente um portfólio de 14 projetos em Portugal, "com um valor total de 550 milhões de euros de vendas esperadas, 150 mil metros quadrados de construção e 1.300 unidades residenciais e comerciais".

 

Até agora sobretudo focada em projetos de reabilitação no Porto e em Lisboa, destacam-se a reabilitação dos portuenses Palacete Montevideu - convertido em 15 apartamentos de luxo, dois neste imóvel e os outros em dois novos blocos -, na zona da Foz, e do edifício do histórico Café Embaixador, às portas da Avenida dos Aliados, que está a ser transformado num conjunto habitacional de 15 apartamentos T1 e T2.

 

O edifício onde funciona o Café Embaixador foi onde funcionou a antiga casa bancária da família Pinto Leite, que fez fortuna no Porto, em Lisboa, no Brasil e em Inglaterra, de onde um seu funcionário partiu a bordo do Titanic, tendo sido um dos quatro portugueses que aí perderam a vida.

Ver comentários
Saber mais antas atrium estádio das antas fc porto quantico albatross carlos vasconcelos café embaixador palacete montevideu
Outras Notícias