Valor das casas atinge novo máximo de 2011
Os bancos continuam a aumentar o valor das avaliações das habitações em Portugal. O preço por metro quadrado subiu 6 euros em Outubro.
O valor médio da avaliação bancária das habitações em Portugal aumentou em Outubro para 1.141 euros por metro quadrado (euros/m2), o que representa um aumento de 6 euros, ou 0,5%, face ao mês anterior. Na comparação com Outubro do ano passado o crescimento foi de 5,6%, uma ligeira aceleração face ao registado em Setembro (5,5%) e ao rimo mais forte desde Março deste ano.
De acordo com os dados publicados esta manhã pelo INE, o preço por metro quadrado é o mais elevado desde Maio de 2011.
Mostram também que verificou-se uma subida mensal de 1% no valor médio das avaliações bancárias das moradias, enquanto nos apartamentos a variação mensal foi nula. O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos situou-se em 1.192 euros por metro quadrado, enquanto nas moradias fixou-se em 1.062 euros por metro quadrado.
A nível regional, as maiores subidas mensais registaram-se na Região Autónoma da Madeira (1,7%) e no Algarve (1,5%), sendo que a única descida verificou-se na Região Autónoma dos Açores (-0,5%).
A região do Algarve reforçou o estatuto de região com as avaliações bancárias mais elevadas (1.450 euros por metro quadrado), seguindo-se a Área metropolitana de Lisboa (1.382 euros) e a Madeira (1.291 euros).
Os dados revelados pelo INE mostram que se mantém a tendência de crescimento da avaliação bancária, que reflecte o bom momento que vive o sector imobiliário em Portugal, com um crescimento acentuado nos preços e no volume de vendas.
Mais lidas